Época 2017/2018 da I Liga de futebol arranca com sorteio
2017-07-07 09:28:00 | Rádio Horizonte Açores

O sorteio para a edição de 2017/2018 da I Liga de futebol realiza-se hoje em Matosinhos, sendo certo que os três 'grandes' não podem se defrontar nas duas primeiras jornadas.

A cerimónia, que se realiza no terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, contempla várias condicionantes, sendo que, tal como tem sido norma nas últimas temporadas, Benfica, FC Porto e Sporting não vão poder defrontar-se nas duas primeiras jornadas.

Os confrontos entre os três 'grandes’ têm outras duas condicionantes, uma vez que não se podem defrontar em jornadas consecutivas e ‘águias’, ‘dragões’ e ‘leões’ só podem jogar um ‘clássico’ em casa na primeira volta.

Nenhuma equipa poderá defrontar ‘grandes’ em jornadas consecutivas, enquanto FC Porto e Boavista, Benfica e Sporting e Sporting de Braga e Vitória de Guimarães não podem jogar na mesma jornada em casa.

Nas duas primeiras jornadas, Benfica e Vitória de Guimarães, que se defrontam na Supertaça, não podem jogar com o Sporting, que vai disputar o ‘play-off’ da Liga dos Campeões, enquanto, na terceira jornada, pelo mesmo motivo, os ‘leões’ não poderão defrontar o Sporting de Braga e o Marítimo, que podem estar no ‘play-off’ da Liga Europa.

Na II Liga, os condicionantes são menores, com as equipas B a jogarem entre si nas rondas finais de cada volta, sendo que Nacional e União da Madeira não poderão jogar em casa na mesma ronda.

A cerimónia de início da época 2017-2018 inclui o sorteio das competições profissionais organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (I Liga, II Liga e Taça da Liga), a entrega dos prémios oficiais da Liga Portugal 2017 e a revelação da cidade anfitriã da 'final four' da Taça da Liga 2017-2018, no terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.