Proteção Civil dos Açores alerta para aumento da agitação maritima em sete ilhas
2018-01-05 14:55:25 | Lusa

A Proteção Civil dos Açores alertou hoje para um aumento da agitação marítima nos grupos central e oriental do arquipélago, indicando que as sete ilhas vão estar sob aviso amarelo a partir desta madrugada.

De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma corrente moderada de norte/noroeste deverá provocar um aumento da agitação marítima na Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial (grupo central) e São Miguel e Santa Maria (grupo oriental).

Assim, as ilhas do grupo central vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, ondas de noroeste, entre as 00:00 locais e as 06:00 de sábado.

Para o grupo oriental, o aviso amarelo vai vigorar no período entre as 06:00 locais e as 18:00 de sábado.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Face a estas previsões, a Proteção Civil açoriana recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, nomeadamente o reforço das amarrações das embarcações ou a sua colocação em local seguro.

A Proteção Civil pede ainda especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira mar.


Notícias Relacionadas Horizonte