Jovens construtores de satélites do tamanho de latas de refrigerantes abrem conferência
2018-05-28 08:42:00 | Lusa

Jovens que ganharam a final nacional de construção de satélites do tamanho de latas de refrigerantes abrem hoje, em Lisboa, uma conferência internacional sobre tecnologias do espaço aplicadas ao Atlântico.

A "NewSpace Atlantic Summit 2018", uma iniciativa organizada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que decorre até terça-feira no Pavilhão do Conhecimento, reúne peritos, cientistas e empresários portugueses e estrangeiros do setor do espaço.

Na sessão de abertura, os alunos vencedores da competição nacional "CanSat 2018" vão partilhar "a sua visão e o seu testemunho sobre o que será o espaço em 2030".

A primeira edição da "NewSpace Atlantic Summit" encerra a discussão pública da proposta de lei governamental que define o regime de acesso e exercício da atividade espacial e acontece quando está a ser preparada a instalação do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Centre), que terá a sua sede nos Açores e diversos polos no estrangeiro.

A conferência realiza-se ainda no contexto da Estratégia Nacional Portugal Espaço 2030, aprovada pelo Governo em fevereiro.

No âmbito desta estratégia, um grupo de trabalho, cuja composição ainda não está definida, irá lançar até ao fim de 2018, em colaboração com o Governo Regional dos Açores, um concurso público internacional de ideias para a eventual instalação nos Açores de uma base de lançamento de satélites.

O mesmo grupo de trabalho deverá apresentar, igualmente até ao final deste ano, a proposta "institucional e financeira" para a criação da Agência Espacial Portuguesa.

Segundo a FCT, a conferência será palco para a discussão das "tecnologias espaciais e de observação da Terra" que potenciem a atividade do AIR Centre e o "desenvolvimento de pequenos lançadores e portos espaciais".

O programa da conferência inclui intervenções do ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, do secretário-regional dos Açores para o Mar, a Ciência e a Tecnologia, Gui Menezes, do ex-diretor da Agência Espacial Europeia Jean Jacques Dordain, agora conselheiro especial do ministro para o setor do espaço, do diretor do Programa de Lançadores da Agência Espacial do Reino Unido, Mike Taylor, e da ex-diretora-adjunta da agência espacial norte-americana NASA e professora de aeronáutica no MIT Dava Newman.

A "NewSpace Atlantic Summit 2018" é organizada pela FCT, em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e com a Fundação Space Frontier, que promove anualmente nos Estados Unidos uma iniciativa semelhante e que funciona como uma espécie de Câmara do Comércio para a indústria do espaço.

Notícias Relacionadas Horizonte