Seca: Governo apoia agricultores dos Açores na aquisição de alimentos para animais
2018-07-17 14:38:33 | Lusa

O Governo dos Açores vai conceder um apoio extraordinário para a aquisição de 10.000 toneladas de alimentos para os animais para fazer face às dificuldades causadas pela seca, de acordo com uma portaria publicada hoje em Jornal Oficial.

De acordo com uma nota do executivo açoriano, enviada às redações, “este apoio surge na sequência do período de seca severa que está a atingir o arquipélago dos Açores, afetando de forma muito significativa a produção de alimentos”.

Segundo “a primeira portaria que atribui este apoio extraordinário para a aquisição de 10.000 toneladas de concentrado fibroso, palha e feno na forma prensada, destinadas ao alimento dos animais das explorações de bovinos na região, podem beneficiar desta ajuda as entidades que fabriquem, importem e disponibilizem estes alimentos aos produtores agrícolas no arquipélago”.

A portaria da secretaria regional da Agricultura e Florestas, sublinha que “o apoio tem em conta as condições climáticas atípicas, nomeadamente a acentuada e persistente diminuição de precipitação que se verifica nos Açores desde março”, o que tem provocado “uma seca significativa dos solos agrícolas e uma consequente quebra na produção das culturas forrageiras”.

O Governo dos Açores já anunciou também um apoio direto aos agricultores para compensar os prejuízos sofridos ao nível da produção de milho forrageiro e de hortícolas.

A nota do executivo açoriano adianta ainda que os Serviços de Desenvolvimento Agrário das ilhas têm feito “uma avaliação e monitorizado as diminuições de alimentos e os impactos da seca nas explorações agrícolas”.

O executivo açoriano lembra que já tinha pedido ao Governo da República para que este solicitasse junto da Comissão Europeia a aprovação do adiantamento de 70% das ajudas do POSEI e 85% das ajudas de superfície do PRORURAL+, para fazer face à situação excecional de seca na região.

“Em causa está a antecipação, em dois meses, do pagamento de 50 milhões de euros aos agricultores dos Açores”, o que permitirá “maior liquidez à tesouraria das explorações agrícolas afetadas pela seca”, lê-se na nota.

Na segunda-feira, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou que iria pedir à Comissão Europeia a antecipação, de dezembro para outubro, do pagamento das ajudas aos agricultores nos Açores, para fazerem face às dificuldades causadas pela seca.

“Irei solicitar à Comissão – e essa é uma matéria que será decidida em comité no dia 27 de julho – a antecipação dos pagamentos aos agricultores dos Açores devido à situação de seca na Região Autónoma”, disse Luís Capoulas Santos, aos jornalistas, à margem da reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia (UE), em Bruxelas.

Citado na nota de imprensa divulgada hoje, o secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, disse esperar que “a Comissão Europeia seja sensível a esta pretensão, tanto mais que o Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, quando visitou os Açores, constatou a situação de seca severa”.


Notícias Relacionadas Horizonte