Cónego Adriano Borges nomeado reitor do Santuário do Santo Cristo
2016-07-26 08:19:30 | Lusa

O Cónego Adriano Borges foi nomeado reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em substituição do Monsenhor Augusto Cabral, estando a tomada de posse agendada para 09 de outubro.

Contactado pela agência Lusa, o próximo reitor do mais importante Santuário da Diocese açoriana remeteu um comentário sobre a sua futura missão para a cerimónia da tomada de posse.

As nomeações sacerdotais para 2016 do Bispo de Angra, João Lavrador, foram publicadas a 22 de junho, mas só hoje dadas a conhecer publicamente, através da página da internet da Diocese açoriana.

Com 42 anos de idade, o Cónego Adriano Borges será um dos mais jovens reitores do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, cargo que irá desempenhar acumulando com a atual função de diretor do Serviço Diocesano de apoio à Pastoral Escolar na Diocese.

Natural da freguesia da Ribeirinha, no concelho da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Adriano Borges foi ordenado padre há 15 anos e completou em Roma a licenciatura canónica em História Eclesiástica.

Até agora ecónomo diocesano, serviço que tutelava desde 2010 e que no novo ano pastoral termina, Adriano Borges deixará o curato de São Carlos, na ilha Terceira.

Com a nova nomeação deixará de lecionar a disciplina de História da Igreja, Arqueologia e Arte Sacra no Seminário Episcopal de Angra, uma vez que passará a residir na ilha de São Miguel.

A decisão de substituir Monsenhor Augusto Cabral, 79 anos e que nos últimos quatro anos assumiu a reitoria do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, deve-se a motivos de doença do sacerdote.


(Foto de: http://www.santo-cristo.com)

Notícias Relacionadas Horizonte