Governo dos Açores interdita a banhos o Calhau d'Areia, em S. Miguel
2016-08-26 17:55:00 | GACS

A Delegação de Saúde Concelhia da Ribeira Grande, em articulação com a Direção Regional dos Assuntos do Mar, decidiu interditar de imediato a zona balnear do Calhau d’Areia, adjacente ao Porto da Maia, em S. Miguel, depois de terem sido realizadas análises à água e à areia daquela zona que detetaram grandes concentrações de um dinoflagelado, alga microscópica, do género Ostreopsis, para além da presença do protozoário Vorticella convalaria e de nematodes não identificados.

Ostreopsis spp., quando em grandes concentrações, produz toxinas bastante potentes pertencentes ao grupo das Palitoxinas (PlTX), sendo os efeitos mais comuns destas toxinas, no ser humano, irritações cutâneas, quando em contacto com a água, e problemas respiratórios, provocados pela libertação de aerossóis.

A toxina também se pode acumular ao longo da cadeia trófica e afetar o ser humano pela ingestão de pescado contaminado.

Relativamente aos outros organismos detetados nas amostras (Vorticella convalaria e nematodes não identificados), a sua presença poderá estar associada à presença de águas residuais provenientes das casas nas imediações do local, pelo que foi solicitado à Câmara Municipal da Ribeira Grande que proceda de imediato ao desvio de todas as condutas de águas residuais que estejam, eventualmente, a debitar para o mar, naquele local.

Para além disso, foi solicitado que a autarquia estabeleça um programa de monitorização da zona balnear do Calhau d’Areia, até se verificarem as condições normais relativamente à presença e concentração destes organismos.

Esta interdição estará em vigor até se conhecerem os resultados de contra-análises que indiquem a regularização da situação, estando a Secretaria Regional da Saúde, através da Delegação de Saúde Concelhia da Ribeira Grande, e a Secretaria do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, a acompanhar este assunto.

Notícias Relacionadas Horizonte