Pierluigi Bragaglia e Paula Sousa Lima vencem prémio literário nos Açores
2016-09-19 08:39:15 | Lusa

Os escritores Pierluigi Bragaglia e Paula Sousa Lima foram os vencedores do prémio humanidades Daniel de Sá 2016 na categoria de ensaio e criação literária, respetivamente, revelou hoje o gabinete de imprensa do Governo dos Açores.

Pierluigi Bragaglia venceu o prémio na categoria de ensaio com a obra “Novas luzes sobre o povoamento e topónimos das Flores e Corvo: João da Fonseca e António Carneiro no reino, em São Tomé e Príncipe, em Cabo Verde e nos Açores (séculos XV-XVI)”, e Paula de Sousa Lima ganhou na categoria de criação literária com “O outro lado do Mundo”.

O prémio Daniel de Sá galardoa, a cada biénio, nos anos pares, uma obra inédita, referenciável aos Açores, escrita em português, por autor nacional ou estrangeiro, nas categorias de ensaio e criação literária.

Pierluigi Bragaglia nasceu em Itália e vive na Fajã Grande, ilha das Flores, desde 1990, sendo autor de várias publicações e artigos históricos e turísticos.

Paula Margarida da Silva de Sousa Lima nasceu em Lisboa e vive nos Açores, onde é professora do ensino secundário, tendo já publicado cerca de duas dezenas de contos em jornais e revistas, além de três romances.

O júri da edição de 2016 foi composto por João das Pedras Saramago e Victor Rui Dores, na qualidade de membros do Conselho Regional de Cultura, Madalena San Bento, Manuel Tomás Gaspar da Costa e Maria João Cavaco.

Na primeira edição do prémio foi galardoada a obra intitulada "Mau tempo e má sorte: Contos Pouco Exemplares", da professora e investigadora açoriana Leonor Sampaio da Silva.

Daniel de Sá, patrono do prémio criado em 2014, pelo Governo dos Açores, nasceu a 2 de março de 1944, em São Miguel, onde faleceu a 27 de maio de 2013.

Foi professor, deputado regional e dirigente político, venceu vários prémios literários, tendo sido distinguido com a categoria de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, a Insígnia Autonómica de Valor e a Medalha Municipal de Mérito da Ribeira Grande.

O secretário regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, preside segunda-feira, em Ponta Delgada, à cerimónia de entrega do prémio Daniel de Sá 2016 aos vencedores.

Notícias Relacionadas Horizonte