Governos da República e dos Açores reforçam cooperação em turismo e ciência.
2016-12-03 08:37:00 | GaCS/RHA

O Vice-Presidente do Governo revelou, em Angra do Heroísmo, que os executivos da Região e da República vão alargar e reforçar os mecanismos de cooperação ao nível da incubação de empresas, turismo e património, com o propósito de criar sinergias, obter mais vantagens competitivas e aumentar o potencial de captação de investimento.

Foi uma “oportunidade para lançarmos mecanismos de cooperação para o futuro”, afirmou Sérgio Ávila, que falava ontem no final de uma reunião com o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Nesse sentido, o Vice-Presidente destacou três aspetos considerados “essenciais”, sendo o primeiro a integração da Rede Regional de Incubadoras de Empresas numa rede nacional, “de forma a criar um conjunto de sinergias e de apoios complementares que façam desenvolver a captação de novas empresas” e para que estas tenham “as possibilidades de afirmação e de contacto que têm as empresas no restante território nacional”.

Este propósito está, essencialmente, direcionado para o surgimento de empresas na área tecnológica – seja em tecnologia de base, tecnologia especializada na área agroalimentar ou em ciências do mar - que a Região está incentivar no âmbito dos três Parques Tecnológicos que estão a ser desenvolvidos no arquipélago.

“O segundo aspeto essencial é a definição de mecanismos de cooperação no âmbito turístico, de promoção turística, integrando os Açores no esforço de promoção que é feito além-fronteiras pelo país”, sublinhou Sérgio Ávila.

O terceiro aspeto, anunciou, “é a possibilidade de o Património do Estado na Região poder também vir a ser integrado num programa nacional que está a ser desenvolvido, o Programa Revive”, permitindo que seja “potenciado através da captação de investimentos privados” e “geração de riqueza”.

O Revive é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças que abre o património não utilizado ao investimento privado, por concursos públicos, para desenvolvimento de projetos turísticos.

Tem em vista a recuperação e valorização do património histórico, e a sua transformação num ativo económico.

Sérgio Ávila realçou ainda o cumprimento dos diversos compromissos assumidos em declaração conjunta pelos dois governos nos Açores, a 30 de abril, designadamente o início da operação aérea de baixo custo para a Terceira ou os termos de execução do PREIT.

No final do encontro, o Vice-Presidente do Governo acompanhou o Ministro da Economia numa visita à ‘Natural Reason’, uma empresa exportadora regional que produz e comercializa soluções energéticas inovadoras baseadas em energias renováveis e ambientalmente sustentáveis, como 'pallets' de biomassa.

Notícias Relacionadas Horizonte