IPMA eleva para laranja aviso para três ilhas dos Açores devido à chuva
2016-12-05 09:05:00 | Lusa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para laranja o aviso meteorológico para três ilhas dos Açores, devido à previsão de chuva forte.

O aviso laranja vigora até às 14:00 locais na ilha Terceira, do grupo central do arquipélago, e entre as 02:00 e as 08:00 de terça-feira para as ilhas de São Miguel e de Santa Maria, do grupo oriental.

Nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria o aviso laranja é antecedido de um aviso amarelo, para chuva, vento e trovoada, a partir da noite de hoje e até ao final da manhã de terça-feira.

Para o grupo central – ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa – vigora também um aviso amarelo devido à previsão de chuva, vento e trovoada, que se mantém até às 14:00 de hoje.

Segundo a Delegação Regional dos Açores do IPMA, “uma superfície frontal fria está a intensificar-se e irá provocar precipitação intensa na ilha Terceira e, posteriormente, no grupo oriental”.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo, o terceiro mais grave, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Notícias Relacionadas Horizonte