Marcelo falou com Trump sobre relacionamento histórico bilateral e base das Lajes
2017-01-12 16:37:00 | Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou hoje por telefone com o Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, abordando o relacionamento histórico bilateral e a base das Lajes, disse à Lusa fonte de Belém.

“O Presidente da República falou há instantes com o Presidente Trump, recordando o bom relacionamento histórico entre os dois países, que é uma garantia da continuação de uma cooperação útil no futuro”, afirmou à Lusa fonte da Presidência da República, cerca das 14:40.

Segundo a mesma fonte, foi “uma conversa de cerca de 12 minutos”, durante a qual, entre outros temas, “falaram da base das Lajes”, nos Açores, e Marcelo Rebelo de Sousa lembrou “que Portugal foi o primeiro país a reconhecer a independência dos Estados Unidos da América”.

Na conversa foram, ainda, abordados os temas dos domínios de aliança atuais, da importante Comunidade Portuguesa e de lusodescendentes nos EUA, bem como a presença portuguesa no mundo e o peso da CPLP.

O Presidente eleito dos EUA exprimiu a muita consideração por Portugal e os Portugueses – referindo ter vários amigos entre eles – e a intenção do frutuoso relacionamento entre Estados e Povos no exercício das suas funções.

Notícias Relacionadas Horizonte