Tenente-coronel Carlos Neves é o novo presidente da Proteção Civil dos Açores
2017-01-17 09:25:00 | Lusa

O comandante do Grupo de Apoio da Base Aérea n.º 4, nas Lajes, ilha Terceira, tenente-coronel Carlos Manuel Vicente Neves, é o novo presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), foi hoje anunciado.

Carlos Neves sucede a José Dias, de 51 anos, capitão da Força Aérea Portuguesa, que foi presidente do SRPCBA nos últimos quatro anos, tendo sido nomeado em dezembro último responsável da Proteção Civil da Madeira, recorda uma nota do Governo Regional.

O novo responsável da Proteção Civil dos Açores é natural de Lisboa, tem 53 anos e ingressou na Força Aérea em janeiro de 1983, no curso de técnico de manutenção de material aéreo.

Colocado na Base Aérea n.º 2, na Ota, em 1988 Carlos Neves passou a integrar a Direção de Abastecimento, após terminar o curso de formação de oficiais para o quadro permanente da Força Aérea.

Quatro anos depois, em 1992, Carlos Neves chegou à Base Aérea n.º 4, onde desempenhou a função de comandante da esquadrilha de manutenção de aeronaves da Esquadra 711, e depois foi colocado no Comando Operacional dos Açores.

Entre março de 2004 e o início de 2011, no Aeródromo de Trânsito n.º 1, em Figo Maduro, “desempenhou funções de comandante de esquadra de apoio em acumulação com as funções de 2.º comandante”.

Neste período, no âmbito das responsabilidades da Força Aérea Portuguesa, Carlos Neves “foi o responsável pela preparação, organização e execução dos planos e ações desenvolvidos na receção e na segurança a altas individualidades e respetivas comitivas participantes em visitas oficiais e em diversos eventos”, entre os quais o Tratado de Lisboa e várias cimeiras, incluindo a da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, na designação portuguesa).

Em janeiro de 2011, Carlos Neves regressou à Base Aérea n.º 4, agora com “as funções de comandante do Grupo de Apoio e, sendo o segundo oficial mais antigo da unidade, desempenhou frequentemente as funções de comandante em exercício”.

Da sua folha de serviço constam 12 louvores e nove condecorações, incluindo, em junho de 2016, o grau de comendador da Ordem Militar de Avis, atribuída pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O novo presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, organismo sediado em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, assume funções na próxima segunda-feira.

Notícias Relacionadas Horizonte