Câmara de Ponta Delgada diz que munícipes não são prejudicados por “erro informático” na água
2017-01-19 07:22:00 | Lusa

A Câmara de Ponta Delgada, nos Açores, garantiu que os munícipes não serão prejudicados pelo “erro informático” na emissão de faturas da água em dezembro, mas a oposição entende haver uma “perda de confiança” nos serviços da autarquia.

“Perante uma situação identificada como erro, resultante de um sistema informático, [posso garantir que] ninguém fica prejudicado e todos serão reembolsados do valor que pagaram a mais”, afirmou, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Ponta Delgada, o social-democrata José Manuel Bolieiro.

Um aviso, publicado na página da internet dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Ponta Delgada, explica que ocorreu uma “falha em algumas faturas de dezembro de 2016”, que resultou “na cobrança de um consumo superior ao devido e, consequentemente, num acréscimo dos valores cobrados”, uma situação que corresponde a cerca de 10% do total de faturas emitidas.

José Manuel Boleiro adiantou, após uma reunião de câmara, que foram afetados 3.387 munícipes, que poderão ser ressarcidos de imediato, no caso de darem nota do erro aos serviços municipalizados, ou através de um acerto de contas em próximas faturas.

“O sistema informático é bom. Foi só uma falha de um dos servidores. A situação foi pontual e está já resolvida”, revelou o autarca, rejeitando que tenha de haver substituição do sistema informático.

Para a oposição socialista, em causa está uma “situação grave”, que gera perda de confiança nos serviços do município de Ponta Delgada.

“Estamos aqui a falar é numa perda de confiança dos munícipes no próprio serviço da autarquia”, destacou o vereador socialista Nuno Miranda, alegando que “nada garante que esta situação não possa voltar a acontecer”.

Segundo Nuno Miranda, a pagamento indevido dos consumos da água tem também reflexos no pagamento indevido da taxa dos resíduos, associado à mesma fatura.

“Não há processos de controlo na faturação dos SMAS. Não verificaram que os clientes estavam a pagar em duplicado”, sustentou o vereador socialista.

Os SMAS garantem o fornecimento de água a 100% da população do concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, atingindo a rede de drenagem de águas residuais 99% dos arruamentos da zona urbana.

Notícias Relacionadas Horizonte