IPMA emite aviso amarelo para os Açores devido à chuva e agitação marítima
2017-02-07 10:27:00 | Lusa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu hoje a todo o arquipélago dos Açores o aviso amarelo devido à previsão de chuva forte.

O IPMA tinha emitido um aviso amarelo para as sete ilhas dos grupos central e oriental devido à precipitação, que alargou agora às duas ilhas do grupo ocidental.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo para precipitação vigora a partir das 19:00 e as 07:00 de quarta-feira nas ilhas do grupo central, Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa.

O IPMA também colocou as ilhas do grupo oriental, Santa Maria e São Miguel, sob aviso amarelo para chuva entre as 23:00 de hoje e as 17:00 de quarta-feira.

Já nas ilhas das Flores e do Corvo, do grupo ocidental, o aviso amarelo para chuva mantém-se a partir das 16:00 até às 01:00 de quarta-feira.

Nestas duas ilhas, o IPMA emitiu, igualmente, um aviso amarelo para agitação marítima, entre as 17:00 de quarta-feira e as 07:00 de quinta-feira, sendo previsível ondas de noroeste de seis a sete metros.

O IPMA justifica os avisos amarelos com “a passagem de um sistema frontal com atividade moderada a forte”, que deverá “provocar um agravamento do estado do tempo nos Açores”.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de três, significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Notícias Relacionadas Horizonte