RECORDISTA FRANCISCO LUFINHA INICIOU TRAVESSIA RUMO AO CONTINENTE
2017-09-04 16:27:00 | www.franciscolufinha.com/press

Francisco Lufinha iniciou a travessia rumo ao recorde mundial da maior viagem de kitesurf em dupla, num percurso de mais de 1500 kms entre os Açores e o continente.

Lufinha partiu hoje às 13h00 (+ 1 hora No continente), de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, com a sua equipa onde segue também a recordista alemã Anke Brandt, com quem irá partilhar milhas em turnos intercalados de oito horas.

Esta largada foi acompanhada com entusiasmo por muitos micaelenses e curiosos que se juntaram na Marina de Ponta Delgada para assistir a este momento que se prevê fixar um marco histórico no desporto náutico mundial.

Momentos antes da partida rumo ao continente Lufinha mostrou-se bastante confiante  “estou ansioso para levantar o kite e começar a maior odisseia da minha vida. Não vai ser fácil, nunca é, mas vai dar.”

Anke Brandt afirmou estar deslumbrada com as ilhas açoreanas. “Visitar os Açores foi uma experiência inacreditável. Toda a vida marinha com que me cruzei durante os dias em que treinámos pelas ilhas deu-me uma energia extra para superar este desafio”, afirmou a recordista alemã.

Para além dos mais diversos obstáculos (variações de vento, ondas e nuvens pretas), a ligação Açores – continente requer ainda mais bravura por parte dos atletas, uma vez que, por exemplo, em caso de necessidade de salvamento e dada a grande distância de terra, um navio poderá demorar entre 1 a 2 dias a assegurar o resgate.

A acompanhar Lufinha e Anke vai estar em permanência um barco de apoio (à vela e amigo do ambiente) com um médico, um fisioterapeuta, quatro skippers e um cameraman.

Esta odisseia, que será levada a cabo pelos dois recordistas mundiais, é a derradeira etapa do projeto de Francisco Lufinha “Portugal é Mar”, que pretende ligar o território português por mar em kitesurf.

Esta odisseia conta com o apoio da Docapesca, CCL, Turismo dos Açores, Visit Portugal, Fundação Oceano Azul, Oceanário de Lisboa, MINI, entre outros parceiros.

Notícias Relacionadas Horizonte