Quatro detidos por suspeitas de corrupção no Sistema Regional de Saúde dos Açores.
2017-10-12 11:30:35 | RHA

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada, no âmbito de um inquérito dirigido pela Secção de Ponta Delgada do DIAP dos Açores, cuja investigação se iniciou em 2015, deteve quatro homens e constituiu outros dois como arguidos, por suspeitas da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva e associação criminosa.

Na operação, que ocorreu nas ilhas de São Miguel e Terceira, foram realizadas vinte e cinco buscas, entre domiciliárias e não domiciliárias, tendo estado envolvido todo o efetivo de inspetores deste  DIC, dois inspetores da  UNC3T e cinco magistrados.

Em comunicado a PJ adianta que foram apreendidos diversos equipamentos informáticos e de comunicações, bem como acervo documental com interesse probatório, relacionado com a prática das atividades criminosas em investigação.

Ainda segundo o mesmo comunicado, estão, sobretudo, em causa práticas ilícitas que visavam obter posições indevidas de privilégio na realização de contratos de fornecimento de bens a organismos prestadores de serviços de saúde, a troco de contrapartidas pecuniárias e outras, lesivas do interesse público.

Os detidos, com ligações profissionais às áreas médica, de gestão e comercial, de idades compreendidas entre os 46 e os 57 anos, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial com vista à aplicação de medidas coativas tidas por adequadas.

Notícias Relacionadas Horizonte