Portugal é campeão da Europa de hóquei em patins ao fim de 18 anos
2016-07-16 21:47:00 | Lusa
Ao fim de 18 anos, Portugal sagrou-se hoje campeão da Europa de hóquei em patins, ao bater na final a campeã em título, Itália, por 6-2.
A última vez que a seleção nacional havia conseguido o feito tinha sido em 1998, em Paços de Ferreira, sendo que, depois disso, conquistou o título mundial, precisamente em Oliveira de Azeméis, em 2003.
A equipa portuguesa entrou muito nervosa em rinque, e os golos madrugadores da seleção italiana vieram ainda intensificar esse estado de espírito.
Além disso, aliado ao nervosismo, Portugal encontrou pela frente um guarda-redes italiano intransponível, muito eficaz e concentrado.
A seleção lusa, a perder por 2-0, optou pelos remates a meia distância e, mesmo nesse capítulo, a sorte não esteve do lado da formação comandada por Luís Sénica, saindo muitas bolas ao poste ou a rasar a baliza.
A desvantagem, bem como a postura, manteve-se até ao intervalo, deixando em desespero os cerca de 3.000 mil espetadores presentes no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
Mas, na segunda parte, a situação alterou-se por completo.
Portugal, ao nível do que tem vindo a apresentar ao longo de todo o Europeu, entrou muito mais concentrado no segundo tempo e não tardou em reduzir a desvantagem.
A partir desse momento, a Itália foi perdendo o controlo e a concentração, permitindo a Portugal impor o seu jogo e fazer a reviravolta.
A dois minutos do fim, a seleção lusa já tinha uma vantagem confortável (5-2) e começou a festa no Pavilhão.