Açores pela primeira vez com quota de 55 toneladas para pesca de atum rabilho
2019-03-28 08:26:20 | Lusa

Os atuneiros açorianos vão poder, pela primeira vez, fazer pesca dirigida ao rabilho, com acesso, a partir de quinta-feira e até meados de julho, a uma quota de 55 toneladas, anunciou o executivo regional.

“Até meados de julho, os pescadores açorianos dispõem de uma quota de 55 toneladas de rabilho, podendo ainda atingir mais 100 toneladas para esta espécie em capturas acessórias”, avançou o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes.

O governante, que falava durante a cerimónia de apresentação do projeto de requalificação e modernização do entreposto frigorífico das Lajes das Flores, salientou que esta é “a espécie de atum com mais valor no mercado”.

A medida é o “resultado do trabalho que o Governo dos Açores tem feito junto da Comissão Europeia e da ICAT, a Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico, na defesa da pesca sustentável de salto e vara que se pratica na região”, frisou.

A pesca dos tunídeos movimenta 15 milhões de euros em lota na região, tendo representado "cerca de 40% do volume de pescado total transacionado em lota durante o ano passado”, explicou o secretário regional, que admitiu que “a fileira do atum tem ainda um grande potencial para crescer em valor e, neste sentido”, a tutela está “a trabalhar com os parceiros do setor, na valorização desta espécie”.

Foi ainda divulgado que, segundo o relatório do grupo de trabalho que acompanha os trabalhos do PO2020, os Açores são “a região do país com o maior investimento na área do mar, no âmbito da utilização dos fundos comunitários”.

A cerimónia, que aconteceu no segundo dia de visita do Governo Regional dos Açores à ilha das Flores, deu a conhecer o projeto de requalificação e modernização do entreposto frigorífico das Lajes das Flores, um investimento de 472 mil euros, cujo concurso será lançado ainda esta semana.

Este projeto enquadra-se na estratégia regional de “reforço das infraestruturas de conservação, congelação e armazenamento”, que se configura “como essencial para a valorização efetiva da fileira do atum nos Açores”, considerou o secretário regional.

O responsável pela tutela das pescas afirmou que “2018 foi um dos melhores anos de sempre em termos de rendimentos do setor, tendo-se atingido 38 milhões de euros na primeira venda em lota”, na região.

Na ilha das Flores, registou-se um aumento de 14% no preço de primeira venda do pescado, “já tendo sido descarregado o valor de 101 mil euros, que é um aumento significativo”.

Notícias Relacionadas Horizonte