Gasolina de 95 octanas desce nos Açores e gasóleo sobe
2019-03-29 10:38:35 | Lusa

O preço máximo da gasolina de 95 octanas vai descer 0,6 cêntimos por litro nos Açores, a partir das 00:00 de segunda-feira, enquanto o gasóleo rodoviário sobe 2,2 cêntimos por litro, anunciou hoje o executivo açoriano.

Esta atualização do preço dos combustíveis abrange ainda uma subida de três cêntimos por litro no gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura e nas pescas, indica a nota do Governo Regional.

Assim, a gasolina de 95 octanas passa a custar 1,384 euros por litro e o gasóleo rodoviário 1,262 euros por litro.

O litro de gasóleo utilizado na agricultura passa a custar 0,780 euros, enquanto o gasóleo utilizado nas pescas fica em 0,590 euros por litro.

O executivo açoriano justifica esta atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na região com “as recentes alterações das cotações de referência dos produtos petrolíferos registadas nos mercados internacionais”.

“Os preços, que entram em vigor às 00:00 de segunda-feira, são já estabelecidos ao abrigo da Resolução 44/2019, aprovada em reunião do Conselho de Governo de terça-feira, 26 de março, e publicada hoje em Jornal Oficial”, explica ainda a nota.

Segundo o Governo Regional, "através desta resolução garante-se que não existirão variações de imposto sobre os combustíveis (ISP) ao longo do ano, sendo definido um diferencial da carga fiscal sobre os combustíveis nos Açores, em relação ao país".

"A medida, conforme foi anunciado, garante a previsibilidade, estabilidade e igualdade de preços em todas as ilhas e uma menor carga fiscal nos Açores", lê-se na mesma nota enviada às redações.

Esta resolução define os preços máximos dos produtos petrolíferos e energéticos no arquipélago, "assegurando uma incidência fiscal média inferior" à do continente português, bem como "um ISP fixo", acrescenta o executivo.


Notícias Relacionadas Horizonte