Terceira foi ilha com crescimento turístico mais acelerado entre 2014 e 2018
2019-07-19 09:52:17 | Lusa

A deputada do PS/Açores Mónica Rocha defendeu que a Terceira foi a ilha açoriana com um desenvolvimento turístico mais acelerado entre 2014 e 2018, registando uma subida de 142,6% nas dormidas, acima dos 108% regionais.

“A ilha Terceira foi a ilha que teve um desenvolvimento turístico mais acelerado entre 2014 e 2018. Enquanto a região crescia a uma média de 108% nas dormidas, a ilha Terceira crescei a 142,6%”, frisou a deputada eleita pela ilha Terceira, citada em nota de imprensa.

Mónica Rocha respondia às declarações feitas esta quarta-feira por Mónica Seidi, vice-presidente da Comissão Política do PSD da Terceira, que lamentou uma descida de 6,4% nas dormidas na ilha nos primeiros cinco meses do ano.

Terceira, Santa Maria e Corvo "foram as três únicas ilhas do arquipélago” que registaram um decréscimo nas dormidas até maio, apontou a deputada social-democrata, que se queixou da “ineficácia comprovada na promoção da ilha junto dos mercados internacionais”.

Para a parlamentar socialista, as declarações de Mónica Seidi “são ofensivas para todos os que têm contribuído para o crescimento” do destino.

“É natural que, quando falha uma operação com a importância que a de Espanha tinha nos meses mais baixos, isso mexa, mas é preciso olhar para o passado e perceber o que o Governo Regional fez para que a ilha Terceira fosse a melhor dos Açores”, afirmou.

A deputada socialista encara estas flutuações com naturalidade e lembra que a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo lançou campanhas de promoção da ilha no mercado nacional, para minimizar o impacto da ausência de ligações diretas com Espanha, “tanto é, que as dormidas portuguesas na hotelaria tradicional cresceram 13,2%”, apontou, acrescentando que a Terceira foi a ilha da região com a taxa de sazonalidade mais baixa.

Mónica Rocha dá nota ainda de que foi lançado, há duas semanas, o concurso público para garantir as ligações com Espanha e que será lançado um concurso para uma rota entre o Canadá e a Terceira.


Notícias Relacionadas Horizonte