Diretor Regional das Comunidades destaca trabalho da PALCUS na valorização da diáspora e dos Açores
2019-08-26 10:01:25 | GACS

O Diretor Regional das Comunidades considerou, em Fall River, nos Estados Unidos da América, ser importante “haver uma consciência da representatividade e da importância da comunidade portuguesa" neste país.

Paulo Teves, que falava num encontro organizado pela PALCUS - Portuguese American Leadership Council of the United States, destacou o trabalho desenvolvido por esta organização, fundada em 1991, na defesa dos interesses da comunidade luso-americana, realçando as várias atividades que promove em diversos Estados, através de um considerável número de voluntários.

“A participação ativa da nossa comunidade nas diversas sociedades onde se encontra inserida constitui um poderoso instrumento não apenas de salvaguarda das aspirações dos nossos concidadãos e da afirmação da sua presença, mas também de promoção da Região Autónoma dos Açores e do nosso país”, frisou o Diretor Regional.

Para Paulo Teves, este “deve ser um desígnio transversal a toda a diáspora, numa perspetiva congregadora do associativismo, dos líderes comunitários, dos representantes políticos e de cada um de nós, no pleno exercício de cidadania”.

Na sua intervenção, salientou que vários projetos da PALCUS “vão ao encontro dos desafios atuais" da diáspora açoriana e "procuram analisar a forma como esta interage com a sociedade de acolhimento”, o que considerou “de extrema importância”, frisando que estes projetos têm suscitado o apoio do Governo dos Açores.

“Acreditamos que projetos como o 'Make Portuguese  Count in 2020 US Census' e o 'PALCUS Index National Survey',  que contam com o apoio da Direção Regional das Comunidades, irão contribuir para a valorização da nossa comunidade e para a união do nosso Povo, e vão permitir aferir das necessidades de intervenção no presente e de planeamento do futuro junto da nossa diáspora”, afirmou.

No corrente ano, a Direção Regional das Comunidades concedeu um apoio à realização da segunda edição do 'PALCUS Index National Survey', que tem como finalidade recolher dados socioeconómicos e demográficos e obter informação sobre as caraterísticas da comunidades portuguesa e das ligações desta com os EUA e Portugal, bem como ao projeto 'Make Portuguese Count in 2020 US Census', com a duração de dois anos, que visa sensibilizar a comunidade para assinalar nos próximos censos a sua ligação portuguesa.

Notícias Relacionadas Horizonte