CDS dos Açores diz que mobilidade para o continente está comprometida
2019-08-28 11:16:45 | Lusa

O CDS-PP dos Açores considerou que a mobilidade dos açorianos para o continente está "comprometida", denunciando que até dia 03 de setembro não há lugares para sair da região pela SATA ou pela TAP.

"A mobilidade dos açorianos está hoje comprometida. Até ao próximo dia 03 de setembro não há lugares disponíveis para sair da região pela SATA ou pela TAP, através de nenhuma das 'gateways'" e "até ao próximo dia 04 de setembro não há lugares para sair da região a partir da ilha Terceira, pela SATA ou pela TAP", disse hoje o deputado centrista Alonso Miguel, citado em nota de imprensa.

O CDS defende que os transportes e a mobilidade dos açorianos são "aspetos essenciais para o desenvolvimento sustentável da economia" das ilhas e, nesse sentido, "deve haver uma programação atempada, rigorosa e criteriosa por parte das transportadoras aéreas que têm obrigações de serviço público, o que não acontece".

Alonso Miguel considera que "os açorianos não podem ficar sem mobilidade”.

“Têm o mesmo direito à mobilidade que qualquer cidadão português, pelo que o Governo da República e o Governo Regional têm de arranjar soluções para este problema. Não é admissível que, por incompetência e por irresponsabilidade, se coloque em causa o direito à mobilidade dos açorianos", declarou.

Para o CDS-PP, liderado nos Açores por Artur Lima, "as necessidades permanentes de corrigir as erráticas políticas operacionais tornaram a SATA sistematicamente ultrapassada pela realidade e incapaz de responder às necessidades de mobilidade dos açorianos, enquanto a TAP também pouco ou nada faz para diminuir os constrangimentos verificados na mobilidade regional".


Notícias Relacionadas Horizonte