Governo dos Açores congratula-se com decisão da Comissão Europeia de antecipar pagamentos
2019-08-29 09:48:54 | GACS

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que a aprovação pela Comissão Europeia da antecipação do pagamento, em outubro, de 70% do POSEI e 85% do PRORURAL+ é uma boa notícia para os agricultores dos Açores, correspondendo às pretensões do Governo Regional e da Federação Agrícola.

“O Governo Regional só pode ficar muito satisfeito com a decisão tomada pela Comissão Europeia de pagar antecipadamente ajudas muito importantes para os nossos agricultores e que vão contribuir para aumentar a liquidez das explorações agrícolas”, salientou João Ponte.

Para o governante açoriano, esta decisão demonstra que a Comissão Europeia foi, uma vez mais, sensível aos argumentos apresentados pelos Estados Membros e que está ao lado dos agricultores e do desenvolvimento sustentável da agricultura açoriana.

O Governo dos Açores, em julho, solicitou ao Governo da República que fossem desencadeados junto da Comissão Europeia os mecanismos para a antecipação do pagamento das ajudas no âmbito dos programas POSEI e PRORURAL+ aos agricultores açorianos para atenuar desvantagens competitivas, os prejuízos a que foram sujeitos devido à seca e assegurar a indispensável liquidez das explorações.

O pedido de pagamento antecipado foi justificado com a seca, que condicionou em 2018 a produção e armazenagem de forragens próprias para alimentar os bovinos, com consequências ainda este ano, e, por outro lado, com o diferencial de preço do leite pago aos produtores dos Açores, que é mais baixo do que no continente português e, sobretudo, à média europeia.

Acresce que, também ao nível da horticultura e da fruticultura, a seca teve um impacto substancial, impedindo, em muitos casos, que os agricultores colhessem rendimentos das suas culturas, pelo que esses setores ainda se encontram em fase de recuperação.

Notícias Relacionadas Horizonte