Covid-19: "Neste combate, cada açoriano é um soldado" - Vasco Cordeiro
2020-03-21 09:46:45 | Lusa

O presidente do Governo dos Açores disse, na noite de sexta-feira, que, na luta contra a covid-19, cada cidadão "é um soldado" que tem de enfrentar o vírus, mas também o cansaço e desânimo, durante uma comunicação aos açorianos.

"Apelo ao melhor de cada um de nós, porque o melhor de cada um de nós é, sem qualquer dúvida, o melhor para todos. Neste combate, cada açoriano é um soldado. Cada família é um pelotão. Cada freguesia, cada vila, cada cidade, cada ilha, é um regimento. O povo açoriano é o exército que levará os Açores à vitória nesta combate", disse Vasco Cordeiro (PS).

O governante fez uma comunicação à região, sem direito a perguntas dos jornalistas, cerca das 20:00 locais, a partir do Palácio de Santana, em Ponta Delgada.

Para Vasco Cordeiro, a "situação desafiante" que os Açores, como todo o mundo, vivem, põe à prova "não apenas" a capacidade da região, mas também "a condição de cidadãos" de todos os açorianos.

E prosseguiu: "O inimigo não é apenas o vírus, é também o cansaço e a exasperação com as medidas duras, mas necessárias que já foram implementadas e com outras que poderão ainda ser postas em prática".

Contudo, o chefe do executivo regional apelou à entreajuda, solidariedade e valorizou o "trabalho que a todos os níveis está a ser feito para" se superar a atual pandemia.

Vasco Cordeiro demonstrou ainda esperança em "melhores dias", até porque nessa altura "todos" serão chamados a "refazer, reconstruir, reerguer".

Com "inteligência, responsabilidade e solidariedade", os açorianos superarão esta etapa, acredita o governante, que elogiou ainda "heróis" como os profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança e todos os que, em diferentes áreas, "mantêm a região a funcionar e a garantir o necessário para cada um" dos açorianos.

Os Açores mantêm três casos de infeção pelo novo coronavírus, mas o número de pessoas em vigilância ativa mais do que duplicou para 1.561, nas últimas 24 horas, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Notícias Relacionadas Horizonte