Nova época de caça nos Açores começa quarta-feira
2020-06-30 13:20:46 | Lusa

A nova época de caça nos Açores arranca quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho de 2021, "assegurando o total respeito pela sustentabilidade dos recursos cinegéticos", anunciou hoje o Governo Regional.

As portarias dos calendários venatórios estabelecidos para cada uma das ilhas dos Açores foram hoje publicadas em Jornal Oficial pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional dos Recursos Florestais.

As datas estabelecidas para cada uma das ilhas indicam aos caçadores quais as espécies que se podem caçar, o período em que a caça pode ser exercida, o número de peças que podem ser capturadas, os locais onde a caça é permitida, bem como os processos de caça que podem ser utilizados.

Os calendários venatórios para a época 2020/2021 relativos às ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial, Pico e Flores "resultam da auscultação às organizações de caçadores, agricultores, ambientalistas e florestais, refletindo os consensos alcançados entre todas as partes envolvidas neste processo", explica o executivo açoriano.

Numa nota enviada às redações, o Governo Regional sublinha que "a gestão dos recursos é baseada em estudos sobre a biologia e ecologia das espécies cinegéticas da região e nos resultados de programas de monitorização de longa duração, que têm permitido perceber as variações na abundância das suas populações, bem como no resultado de inquéritos de opinião realizados aos caçadores durante as jornadas de caça".

Notícias Relacionadas Horizonte