Mau tempo: Proteção Civil alerta para previsão de chuva forte nos Açores
2020-09-09 14:34:24 | Lusa

 Proteção Civil dos Açores alertou hoje para as previsões de chuva forte, que pode ser acompanhada de trovoada, nas nove ilhas do arquipélago, que vão estar sob aviso meteorológico amarelo.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para o grupo Ocidental (Flores e Corvo) devido às previsões de chuva, por vezes forte, entre as 18:00 locais de hoje e as 12:00 de quinta-feira.

A chuva forte pode ser acompanhada de trovoada, uma previsão que se estende às ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), onde o aviso amarelo já está em vigor, prolongando-se até às 12:00 de quinta-feira.

Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo está ativo e vai manter-se até às 00:00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Proteção Civil dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, entre as quais a limpeza dos sistemas de drenagem, bem como os adjacentes às residências.

A entidade desaconselha ainda a circulação sem necessidade, já que "pode atrapalhar a circulação das forças de segurança" ou provocar a queda "em buracos ocultados por lençóis de água", alertando ainda que "em locais não pavimentados as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros".

Notícias Relacionadas Horizonte