Covid 19:11 novos casos em São Miguel e 4 na Terceira
2020-11-05 14:02:42 | RHA

A Autoridade de Saúde Regional informou que foram diagnosticados 15 casos positivos de COVID-19, sendo 11 na ilha de São Miguel e quatro na ilha Terceira.

Na ilha de São Miguel, foi diagnosticada uma mulher, de 26 anos de idade, não residente na Região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que obteve resultado positivo no teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada.

Os restantes 10 casos detetados correspondem a contactos próximos de alto risco de casos positivos identificados anteriormente, que estavam em isolamento profilático desde a sua identificação como contactos próximos.

Assim, foram diagnosticados uma mulher, de 45 anos, e dois homens, de 17 e 24 anos, pertencentes ao mesmo agregado familiar, seis casos positivos relacionados com um estabelecimento de diversão, correspondentes a mulheres, com idades compreendidas entre 22 e 46 anos, e um homem, de 28 anos de idade.

O referido estabelecimento, situado em Ponta Delgada, encontra-se encerrado por determinação da Autoridade de Saúde Concelhia.

A Autoridade de Saúde Regional, na sequência de terem sido diagnosticados estes sete casos positivos de COVID-19 associados ao Doll House Gentlemen's Club, situado na Rua João Melo Abreu n.º 77, São Pedro, em Ponta Delgada, está a proceder à identificação e testagem de todos os contactos próximos para despiste do SARS-CoV-2.

Nesse sentido, solicita a quem tenha frequentado este estabelecimento nos dias 30 e 31 de outubro e 1, 2 e 3 de novembro de 2020, e a quem tenha contactado com frequentadores desse estabelecimento, que contacte a Linha de Saúde Açores, através do número 808 24 60 24, com vista à realização de teste de despiste ao novo coronavírus.

Além disso, a Autoridade de Saúde Regional solicita a quem frequentou o referido estabelecimento que adote todas as medidas de prevenção, nomeadamente o isolamento profilático.

Na Linha de Saúde Açores, que é gratuita e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, encontra uma equipa de profissionais de saúde que lhe prestará toda a informação.

Na ilha Terceira, foram detetados quatro casos positivos relacionados com um estabelecimento de restauração na freguesia de São Mateus, sendo três mulheres, com idades compreendidas entre 32 e 49 anos de idade, e um homem, de 41 anos.

A Autoridade de Saúde Concelhia já desencadeou os procedimentos inerentes à identificação, testagem e vigilância de contactos próximos, tendo determinado o encerramento de um estabelecimento de ensino em Angra do Heroísmo, no qual trabalha um dos casos acima referidos, pelo período de 14 dias, bem como a realização de testes de despiste ao vírus SARS-CoV-2 de todos os trabalhadores e alunos do mesmo.

Regista-se ainda a recuperação de um homem, de 69 anos, na ilha de São Miguel.

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 422 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 102 casos positivos ativos, dos quais 78 em São Miguel, 15 na Terceira, 4 no Pico, 2 no Faial, 1 na Graciosa, 1 em Santa Maria e 1 nas Flores.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.

Notícias Relacionadas Horizonte