Covid 19: Açores com novo máximo de casos ativos.
2020-11-07 13:51:24 | RHA

Foram diagnosticados mais 16 casos positivos de COVID-19, sendo 13 na ilha de São Miguel, dois na ilha de São Jorge e um na ilha do Faial.

Segundo a Autoridade de Saúde Regional, no âmbito do rastreio à chegada à Região, foram detetados cinco casos positivos, todos provenientes de ligação aérea com território continental português, dos quais três na ilha de São Miguel, um na ilha de São Jorge e um na ilha do Faial.

Na ilha de São Miguel, dois casos foram diagnosticados através de teste de despiste à SARS-CoV-2 realizado à chegada, correspondendo a uma mulher, de 24 anos, residente na Região, e um homem, de 41 anos, não residente.

Foi ainda diagnosticado um homem, de 43 anos de idade, residente na Região, que realizou teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada com resultado negativo e obteve resultado positivo no teste efetuado após o sexto dia.

Na ilha de São Jorge, foi diagnosticado um homem, de 25 anos de idade, não residente na Região, proveniente de ligação aérea com território continental, que realizou teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada com resultado negativo e obteve resultado positivo no teste efetuado após o sexto dia.

Na ilha do Faial, foi detetado um caso positivo, através de teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada ao arquipélago, referente a um homem, de 45 anos, não residente na Região e proveniente de ligação aérea com território continental.

No âmbito das cadeias de transmissão em investigação epidemiológica na ilha de São Miguel, foram identificados 11 casos, dos quais 10 na ilha de São Miguel e um na ilha de São Jorge.

Assim, foram detetados dois indivíduos do sexo feminino, de 8 e 27 anos, e quatro indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre 18 e 62 anos, tendo a Autoridade de Saúde Concelhia determinado o encerramento temporário de um estabelecimento de ensino no concelho da Ribeira Grande.

No contexto da investigação epidemiológica relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada, foram diagnosticados três casos positivos na ilha de São Miguel, que se reportam a indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre 36 e 66 anos, e um caso positivo na ilha de São Jorge, correspondendo a uma mulher, de 24 anos.

Foi ainda diagnosticado, na ilha de São Miguel, um homem, de 61 anos de idade, contacto próximo de outro caso anteriormente reportado.

Acresce referir que, cumprindo os critérios de recuperação em território continental, saíram da Região dois homens, de 26 e 34 anos, um da ilha Terceira e outro da ilha de São Miguel.

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 457 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 241 casos recuperados e 135 casos positivos ativos, dos quais 107 em São Miguel, 14 na Terceira, 6 no Pico, 3 no Faial, 2 em São Jorge, 1 na Graciosa, 1 em Santa Maria e 1 nas Flores.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.

Notícias Relacionadas Horizonte