Covid-19: Açores com 23 novos casos num só dia
2020-11-10 13:38:20 | RHA

Os Açores atingiram hoje um novo máximo de novos casos num só dia, 23 (anterior máximo era 22 registados a 18 de Abril) sendo 19 na ilha de São Miguel e 4 na ilha Terceira, e registada uma recuperação na ilha Terceira.

Autoridade de Saúde Regional adianta que no âmbito do rastreio de quem chega à Região, foram diagnosticados oito casos positivos na ilha de São Miguel, tendo sete sido detetados através de teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada e um através da análise realizada após o sexto dia.

Foram diagnosticados uma mulher, de 21 anos de idade, não residente na Região, proveniente de ligação aérea com outro país europeu, e cinco homens provenientes de ligação com território continental português, sendo três não residentes na Região, com idades compreendidas entre 22 e 37 anos, e dois residentes, de 21 e 35 anos.

Foram também detetados dois casos positivos que chegaram à Região por via marítima, referentes a mulheres, de 21 e 67 anos, sendo que o primeiro apresentou teste de despiste negativo à chegada, tendo a análise realizada após o sexto dia produzido resultado positivo, enquanto o segundo efetuou teste à chegada com resultado positivo.

Foi ainda detetado um resultado positivo, a uma mulher, de 25 anos, residente na Região, que, tendo apresentado documentação comprovativa de infeção e posterior recuperação, pelo que não será considerado um caso positivo ativo.

No âmbito das cadeias de transmissão em investigação epidemiológica em São Miguel foram identificados 10 casos.

No contexto da investigação epidemiológica relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada foram diagnosticados sete casos, designadamente quatro mulheres, com idades compreendidas entre 29 e 85 anos, e três homens, com idades compreendidas entre 52 e 67 anos.

Na ilha de São Miguel foram ainda diagnosticados três mulheres, com idades compreendidas entre 16 e 64 anos, relacionados com a cadeia de transmissão em investigação epidemiológica centrada na Ribeira Grande.

Foi também diagnosticado com COVID-19, na ilha de São Miguel, uma mulher, de 35 anos de idade, residente na Região, contacto próximo de alto risco de um caso positivo identificado a 7 de novembro na ilha de São Jorge.

Na ilha Terceira foi detetado um caso positivo, referente a uma mulher, de 68 anos de idade, contacto próximo de alto risco de um caso reportado a 8 de novembro.

Foram ainda detetados três casos positivos através de rastreio em contexto laboral, em laboratório privado, referentes a uma mulher, de 42 anos, e dois homens, de 39 e 63 anos.

A Autoridade de Saúde Regional, refere ainda que um caso positivo reportado a 5 de novembro, referente a uma mulher, de 26 anos, na ilha de São Miguel, apresentou documentação comprovativa de infeção e posterior recuperação, pelo que já não é considerado ativo na Região.

Também um homem, de 20 anos, diagnosticado na ilha de São Miguel, cumprindo os critérios de recuperação em território continental, saiu da Região.

Na ilha Terceira, foi registada a recuperação de um indivíduo do sexo masculino, de cinco anos, elevando para 244 o número de casos recuperados na Região.

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 507 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 179 casos positivos ativos, dos quais 141 em São Miguel, 20 na Terceira, 6 em São Jorge, 6 no Pico, 3 no Faial, 1 na Graciosa, 1 em Santa Maria e 1 nas Flores.

Notícias Relacionadas Horizonte