Covid-19: Suspensa atividade assistencial dos centros de saúde de São Miguel
2020-11-12 14:22:27 | Lusa

A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM) encerrou a atividade assistencial de todos os centros de saúde da ilha até segunda-feira, devido à evolução da pandemia de covid-19, informou a administração em comunicado.

“O conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel decidiu encerrar, até ao próximo dia 16 (próxima segunda-feira), a atividade assistencial das unidades de saúde, à exceção das salas de tratamento e injetáveis, do serviço de atendimento complementar (SAC) do Centro de Saúde de Ponta Delgada, cuidados domiciliários, cuidados paliativos, de reabilitação e unidades básicas de urgência”, revelou.

A Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, que gere os cinco centros de saúde da ilha, justificou a decisão com o facto de ter reforçado a capacidade de resposta da Linha de Vigilância Epidemiológica, da Linha de Vigilância Ativa e dos centros de colheitas, “por forma a evitar a propagação do vírus SARS-CoV-2 na ilha de São Miguel”, tendo em conta “o agravamento da situação de pandemia” nos últimos dias.

Segundo a USISM, foram criados centros de colheitas “drive thru” nos concelhos da Ribeira Grande (no recinto desportivo, antiga feira do gado, e na Unidade de Saúde de Rabo de Peixe), de Vila Franca do Campo (no Salão Paroquial de São Miguel Arcanjo) e da Lagoa (junto à Escola Primária Manuel Medeiros Guerreiro, no parque de estacionamento atrás do Convento dos Frades, na freguesia de Santa Cruz).

Por outro lado, o Centro de Saúde de Ponta Delgada “foi reforçado com mais um centro de colheitas”, estando agora um localizado no parque de estacionamento da USISM e do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) e o outro no parque de estacionamento dos utentes (na parte da frente do edifício).

Na terça-feira, a USISM já tinha anunciado que a Unidade de Saúde da Lagoa estaria encerrada até 20 de novembro, "no seguimento da confirmação de um caso positivo, de um profissional de saúde”, para “segurança e salvaguarda de todos os utentes e funcionários”.

Notícias Relacionadas Horizonte