Covid-19: Açores com 24 novos casos
2020-11-16 14:06:01 | RHA

A Autoridade de Saúde Regional informou que, decorrentes das 1.193 análises realizadas nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência da Região, foram diagnosticados 24 casos positivos de COVID-19, dos quais 23 na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira, e registadas 15 recuperações, sendo 10 na ilha de São Miguel, três na ilha Terceira e duas na ilha do Pico.

No âmbito do rastreio realizado a quem chega à Região, foram detetados cinco casos positivos, dos quais quatro na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira, todos provenientes de ligação aérea com território continental português.

Em Miguel foi diagnosticado, através de teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada, um homem, de 31 anos de idade.

Foram ainda detetados três casos positivos através da análise efetuada após o sexto dia, correspondentes a uma mulher, de 43 anos, que realizou teste de despiste à chegada com resultado negativo, e a dois homens, de 39 e 43 anos, não residentes na Região, que apresentaram teste à chegada com resultado negativo.

Na Terceira, foi diagnosticado uma mulher, de 33 anos, que apresentou teste de despiste com resultado negativo à chegada à Região, mas cuja análise laboratorial realizada após o sexto dia produziu resultado positivo.

No contexto da investigação epidemiológica relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, foram diagnosticados sete casos, sendo cinco mulheres, com idades compreendidas entre 19 e 83 anos, e dois homens, de 34 e 44 anos.

No âmbito da investigação epidemiológica referente a um caso anteriormente reportado foi diagnosticado uma mulher, de 31 anos.

No contexto de outra cadeia de transmissão já reportada e centrada no concelho da Ribeira Grande foi detetado um caso positivo, referente a uma mulher, de 24 anos.

Foram também diagnosticados uma mulher, de 67 anos, e um homem, de 69 anos, no decurso da investigação epidemiológica que envolve um estabelecimento de ensino privado em Ponta Delgada, constituindo uma nova cadeia de transmissão.

Foram detetadas mais duas novas cadeias de transmissão, cuja origem ainda está em investigação, uma centrada no concelho da Ribeira Grande, tendo sido diagnosticados dois indivíduos do sexo feminino, sendo um de sete meses e outro de 39 anos, e dois indivíduos do sexo masculino, de 12 e 42 anos, e outra associada a um estabelecimento de ensino superior, tendo sido diagnosticada uma mulher, de 38 anos.

Foram também diagnosticados, na ilha de São Miguel, duas mulheres, de 21 e 28 anos, e um homem, de 53 anos, no seguimento do surgimento de sintomas, estando os casos em investigação epidemiológica.

Importa referir que foram registadas 15 recuperações, sendo 10 na ilha de São Miguel, correspondentes a quatro indivíduos do sexo feminino, com idades compreendidas entre 9 e 48 anos de idade, e seis indivíduos do sexo masculino, entre 4 e 62 anos, e três na ilha Terceira, reportando a uma mulher, de 42 anos, e dois homens, de 39 e 63 anos.

Na ilha do Pico, regista-se a recuperação de duas mulheres, de 55 e 62 anos.

A Região conta agora com 11 cadeias de transmissão ativas, sendo seis na ilha de São Miguel, duas partilhadas entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge, uma na ilha de São Jorge e duas na ilha Terceira.

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 629 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 342 casos recuperados e 194 casos positivos ativos, dos quais 165 em São Miguel, 17 na Terceira, 8 em São Jorge, 2 no Faial, 1 no Pico e 1 em Santa Maria.

Notícias Relacionadas Horizonte