Covid-19: Açores com 12 novos casos e 12 as cadeias ativas
2020-11-17 13:44:00 | RHA

A Autoridade de Saúde Regional adiantou que foram diagnosticados 12 casos positivos de COVID-19, dos quais 7 em São Miguel e 5 na Terceira

No âmbito do rastreio realizado a quem chega à Região, foi detetado um caso positivo em São Miguel, uma mulher, de 25 anos, não residente na Região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que foi diagnosticado através de teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada.

No contexto da investigação epidemiológica relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, foi diagnosticada uma mulher, de 27 anos.

Na ilha de São Miguel foram ainda diagnosticados uma mulher, de 19 anos, e um homem de 48 anos, relacionados com a cadeia de transmissão em investigação epidemiológica centrada na Ribeira Grande.

Foram também diagnosticados, na ilha de São Miguel, duas mulheres, de 25 e 34 anos, e um homem, de 51 anos, no seguimento do surgimento de sintomas, estando os casos em investigação epidemiológica.

Na ilha Terceira, no concelho da Praia da Vitoria, foram detetadas 2 novas cadeias de transmissão, com origem em indivíduos provenientes do exterior.

No âmbito da primeira cadeia, foi diagnosticado um homem, de 37 anos, enquanto, na segunda cadeia, foram detetados 3 casos positivos, correspondentes a mulheres, com idades compreendidas entre 52 e 86 anos de idade.

Ainda na ilha Terceira, e no contexto da cadeia de transmissão associada a um restaurante na freguesia de São Mateus, foi diagnosticado um homem, de 21 anos.

Salienta-se que todos os contactos próximos cumpriam isolamento profilático desde a sua identificação pela Delegação de Saúde Concelhia.

Foram registadas 9 recuperações, sendo oito na ilha de São Miguel, e 1 na ilha de São Jorge.

Autoridade de Saúde Regional refere que foi estabelecida ligação epidemiológica entre a cadeia de transmissão associada a um estabelecimento de ensino superior ontem reportada na ilha de São Miguel e a referente a um estabelecimento de diversão situado em Ponta Delgada, levando à reconfiguração das cadeias.

Deste modo, a Região conta agora com 12 cadeias de transmissão ativas, sendo estas: 5 em São Miguel, 4 na Terceira, 2 partilhadas entre São Miguel e São Jorge e 1 em São Jorge.

no momento existem nos Açores 197 casos positivos ativos, dos quais 164 em São Miguel, 22 na Terceira, 7 em São Jorge, 2 no Faial, 1 no Pico e 1 em Santa Maria.

Estão internadas no hospital de São Miguel (HDES) 7 pessoas e 3 no Hospital da ilha Terceira (HSEIT).

Na região estão também 2.059 em vigilância ativa.



Notícias Relacionadas Horizonte