Covid-19: 30 novos casos em São Miguel e 6 na Terceira
2020-11-21 13:23:45 | RHA

A Autoridade de Saúde Regional adiantou que, decorrentes das 1.668 análises realizadas nas últimas 24 horas, foram diagnosticados 36 casos positivos de COVID-19, 30 em São Miguel e 6 na Terceira..

No âmbito do rastreio realizado a quem chega à Região, foram detetados três casos positivos em São Miguel, que apresentaram teste de despiste ao SARS-CoV-2 com resultado negativo à chegada e cuja análise realizada após o sexto dia produziu resultado positivo.

Ainda em São Miguel, no âmbito da cadeia de transmissão relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada foram diagnosticados 3 casos

No contexto de uma cadeia de transmissão reportada a 18 de novembro foram detetados sete casos positivos, duas mulheres e cinco homens, com idades compreendidas entre 21 e 60 anos.

Foi ainda diagnosticado uma mulher, de 52 anos de idade, decorrente da investigação epidemiológica em torno de uma nova cadeia de transmissão reportada sexta-feira. 

A investigação epidemiológica relacionada com uma cadeia de transmissão centrada no concelho da Ribeira Grande, e reportada a 16 de novembro, revelou ainda um caso positivo, uma mulher, de 46 anos.

No âmbito de uma cadeia de transmissão associada a um estabelecimento hoteleiro situado no concelho de Ponta Delgada foram detetados seis casos positivos, com idades compreendidas entre 7 e 82 anos.

No decurso da investigação epidemiológica de outra cadeia de transmissão na ilha de São Miguel, foi diagnosticado um homem, de 37 anos.

Na mesma ilha foram detetadas duas novas cadeias de transmissão, tendo sido diagnosticados duas mulheres, de 30 e 57 anos, no âmbito da cadeia associada a uma creche em Ponta Delgada, e um miúdo, de 9 anos, no contexto de uma cadeia centrada no concelho da Povoação.

A Autoridade de Saúde Regional refere, ainda, que uma cadeia de transmissão considerada extinta na ilha de São Miguel é considerada novamente ativa, após ter sido diagnosticado uma mulher, de 33 anos.

Também na ilha de São Miguel, foram diagnosticados quatro mulheres, com idades compreendidas entre 30 e 48 anos, estando os casos em investigação epidemiológica.

Na ilha Terceira, no contexto de uma das cadeia de transmissão centrada no concelho da Praia da Vitória e reportada a 17 de novembro, foram detetados três casos positivos, com idades compreendidas entre os 20 e 62 anos de idade.

Já no âmbito da cadeia de transmissão associada a um estabelecimento de restauração na freguesia de São Mateus, foram detetados dois casos positivos, uma mulher de 55 anos, e um homem de 60 anos.

Foi ainda diagnosticado uma jovem, de 15 anos, estando o caso em investigação epidemiológica.

 A entidade de saúde regional, refere que todos os contactos próximos das cadeias e dos casos em investigação epidemiológica cumpriam isolamento profilático desde a sua identificação pela Delegação de Saúde Concelhia.

Foram registadas 11 recuperações na Região, 9 em São Miguel, 1 em São Jorge e 1 no Pico

Acresce referir que um caso positivo reportado a 18 de novembro, referente a um homem, de 43 anos, na ilha de São Miguel, apresentou documentação comprovativa de infeção e posterior recuperação, pelo que já não é considerado ativo na Região.

A Região conta agora com 21 cadeias de transmissão ativas, sendo 14 em São Miguel, cinco na Terceira, uma partilhada entre São Miguel e São Jorge e uma na ilha de São Jorge.

No momento, existem 287 casos positivos ativos, dos quais 225 em São Miguel, 57 na Terceira, 2 em São Jorge e 3 no Faial.

Notícias Relacionadas Horizonte