Covid 19: 19 Novos casos nos Açores
2020-11-24 16:20:55 | RHA

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 1.376 análises realizadas nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência da Região, foram diagnosticados 19 casos positivos de COVID-19, dos quais 11 em São Miguel, seis na Terceira, um em Santa Maria e um nas Flores.

Na ilha de São Miguel, no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, foram diagnosticados oito casos positivos de COVID-19, respeitantes a cinco indivíduos do sexo feminino, com idades compreendidas entre os cinco e os 33 anos de idade, e três indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 16 e os 33 anos de idade.

Foi detetada uma nova cadeia de transmissão em Ponta Delgada, tendo sido diagnosticado um indivíduo do sexo feminino, de 69 anos, contacto próximo de alto risco de um caso positivo previamente diagnosticado.

Foram ainda diagnosticados, na ilha de São Miguel, dois indivíduos do sexo feminino, com 29 e 58 anos de idade, encontrando-se ambos em investigação epidemiológica.

Na ilha Terceira, no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, foram diagnosticados quatro indivíduos do sexo feminino, com idades compreendidas entre os sete e 62 anos de idade, e dois indivíduos do sexo masculino, com 34 e 63 anos de idade.

Os casos diagnosticados nas ilhas de Santa Maria e Flores reportam-se a dois indivíduos do sexo masculino, com 31 e 32 anos de idade, respetivamente, não residentes, com história de ligação aérea com o exterior da Região, que, após o teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado após o sexto dia, obtiveram resultado positivo para a COVID-19.

Foram registadas 42 recuperações na Região, das quais 40 na ilha de São Miguel, uma na ilha Terceira e uma na ilha do Faial, elevando o número total de casos recuperados na Região para 436.

Importa referir que todos os contactos próximos das cadeias e dos casos em investigação epidemiológica cumpriam isolamento profilático desde a sua identificação pela Delegação de Saúde Concelhia.

A Região conta agora com 14 cadeias de transmissão extintas e 25 cadeias de transmissão ativas, sendo 18 na ilha de São Miguel, cinco na ilha Terceira, uma partilhada entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge e uma na ilha de São Jorge.

Até ao momento, foram detetados na Região 835 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 436 casos recuperados e 305 casos positivos ativos, dos quais 228 em São Miguel, 71 na Terceira, 2 em São Jorge, 2 no Faial, 1 em Santa Maria e 1 nas Flores.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.

Notícias Relacionadas Horizonte