Mau tempo: Proteção Ciivl dos Açores alerta para previsões de chuva forte em sete ilhas
2021-01-25 14:53:41 | Lusa

A Proteção Civil dos Açores alertou hoje para as previsões de chuva forte e vento nas ilhas dos grupos central e ocidental devido à "passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, associada a uma depressão centrada a noroeste".

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) sob aviso meteorológico amarelo devido a previsões de precipitação por vezes forte até às 21H00 de hoje.

Para estas cinco ilhas há ainda previsões de vento, direção de sul, rodando para sudoeste, pelo que o IPMA emitiu também aviso amarelo no período entre as 18:00 de terça-feira e as 00:00 de quinta-feira.

Para o grupo ocidental (Flores e Corvo), as previsões de chuva, que poderá ser por vezes forte, colocam aquela duas ilhas sob aviso amarelo entre as 12:00 de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira.

O aviso amarelo para as Flores e Corvo estende-se ainda até às 00:00 de quinta-feira, por causa das previsões de vento, direção de sudoeste.

No seu comunicado, a Proteção Civil dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção para estas situações meteorológicas de chuva e ventos por vezes fortes em sete das nove ilhas açorianas.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis e é emitido em "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".


Notícias Relacionadas Horizonte