Covid 19: Quantos casos activos existem na ilha Terceira?
2021-06-16 15:23:39 | RHA

Afinal quanto casos activos de Covid 19 tem actualmente a Ilha Terceira? Esta é a pergunta do momento para os terceirenses?

Considerando que estão três pessoas internadas no Hospital da Ilha Terceira, o concelho de Angra do Heroísmo deveria ter três casos ativos de Covid 19, em vez de dois como está no boletim diário da Autoridade de Saúde dos Açores de hoje (16 de Junho de 2021).

No concelho da Praia da Vitoria no referido boletim estão oito e, na melhor das hipóteses, deveria ser sete pois se um foi transferido do barco para o hospital em Angra deixaria de contar, como até agora foi feito, no concelho da Praia.

Mas a situação nem é na realidade essa, isto porque segundo os especialistas, no alto-mar nenhum Estado exerce soberania sobre um barco, havendo um vácuo jurídico.

Por esta razão foi criada a nacionalidade das embarcações, com o objetivo de proteção.

Desta forma, o Estado que a concedeu, torna-se responsável pela sua proteção e as embarcações que tiverem a sua nacionalidade estarão sujeitas às leis de tal Estado.

No caso do Barco que está ancorado ao largo da Ilha Terceira que veio da Venezuela, este é de Bandeira de Hong Kong, pelo que segundo a legislação este barco estando ancorado em alto mar é território da China, o que faz com que os casos não devam ser considerados como ativos nos Açores, logo não haveria nenhum caso no concelho da Praia da Vitória e a ilha Terceira teria três casos ativos em Angra do Heroísmo (todos de tripulantes do navio cargueiro " Liberty Island", que foram evacuados para o Hospital da Terceira).

(Foto de Peter Ward)


Notícias Relacionadas Horizonte