Covid 19, 42 novos casos e 26 recuperações nos Açores.
2021-06-19 12:08:00 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 42 novos casos positivos de Covid-19, sendo 2 no Faial e 40 em São Miguel, resultantes de 2.772 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e duas em laboratórios privados.

No Faial há 2 novos casos no concelho da Horta (Castelo Branco) e o aparecimento de mais uma cadeia de transmissão local primária, face a um caso positivo à chegada, de um residente, resultante de uma viagem ao exterior da região.

Em São Miguel, todos os casos são referentes a transmissão comunitária.

No concelho de Ponta Delgada há 20 novos casos (5 nos Arrifes, 4 em Fenais da Luz, 4 em São Pedro, 3 em São José, 2 na Fajã de Cima, 1 na Covoada e 1 nas Feteiras).

No concelho da Lagoa há 12 novos casos (5 em Água de Pau, 3 em Nossa Senhora do Rosário, 3 em Santa Cruz e 1 no Cabouco).

O concelho da Ribeira Grande regista 8 novos casos (4 na Matriz e um em cada das seguintes freguesias: Rabo de Peixe, Lomba da Maia, Pico da Pedra e Ribeirinha).

No mesmo período, registaram-se 26 recuperações, todas em São Miguel.

No concelho de Ponta Delgada recuperaram 14 pessoas (7 no Pilar da Bretanha, 3 em São Pedro, 2 na Fajã de Baixo e 2 em São José).

No concelho da Ribeira Grande, recuperaram 7 pessoas (2 em Rabo de Peixe e uma em cada das seguintes freguesias; Fenais da Ajuda, Pico da Pedra, Ribeira Seca, Ribeirinha e Lomba de São Pedro).

No Nordeste recuperaram 4 pessoas (2 em Santo António de Nordestinho, 1 na Achadinha e 1 na vila de Nordeste) ficando o concelho sem casos ativos.

No concelho da Lagoa recuperou uma pessoa (Nossa Senhora do Rosário).

No comunicado diário, a Autoridade de Saúde regional adianta que no decurso da investigação epidemiológica, verificou-se que um caso positivo inicialmente alocado na freguesia de Água de Alto, concelho de Vila Franca do Campo, se encontra a residir na freguesia de Santa Clara, concelho de Ponta Delgada.

Estão internados 10 doentes, 7 no Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel e 3 no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira, nenhum em cuidados intensivos.

Em vigilância ativa estão 997 pessoas, e estão ativas no Faial, duas cadeias de transmissão local primária, sendo que até ao presente foram extintas 203 cadeias de transmissão local.    

O arquipélago conta presentemente com 327 casos positivos ativos, sendo 306 em São Miguel, nos seguintes concelhos, 129 em Ponta Delgada, 125 na Ribeira Grande, 49 na Lagoa e 3 em Vila Franca do Campo.

A Terceira tem 11 casos, 8 no concelho da Praia da Vitória (sete estão alojados num navio cargueiro ancorado ao largo da ilha Terceira) e 3 em Angra do Heroísmo (Hospital da Terceira), o Faial tem 9 casos no concelho da Horta e São Jorge tem um caso, no concelho das Velas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.075 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 5.580 pessoas, 80 saíram do arquipélago, 55 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura e 33 faleceram.

Notícias Relacionadas Horizonte