Covid 19, 36 novos casos e 41 recuperações nos Açores.
2021-07-08 11:29:48 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 36 novos casos positivos de covid-19, sendo 1 no Pico, 3 na Terceira e 32 em São Miguel, resultantes de 2.953 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e três em laboratório privado.

No Pico foi diagnosticado um novo caso, no concelho da Madalena (Bandeiras) dando inicio a uma nova cadeia de transmissão local.

Na Terceira foram diagnosticados três casos, dois no concelho de Angra do Heroísmo (Sé e Conceição) referentes a viajantes, não residentes, e o caso diagnosticado na Praia da Vitória (Santa Cruz), originou uma nova cadeia de transmissão local primária.

Em São Miguel, dos 32 novos casos, dois são referentes a viajantes, residentes, um com teste de 6º dia e outro com análise à chegada e os restantes resultam de transmissão comunitária.

No concelho de Ponta Delgada existem 17 novos casos (4 em São Sebastião, 2 nos Arrifes, 2 em São José, 2 na Fajã de Cima, 2 nas Capelas e 1 em cada das seguintes freguesias: São Pedro, Fajã de Baixo, Fenais da Luz, Relva e Rosto do Cão, no Livramento).

No concelho da Lagoa foram diagnosticados 9 casos (5 em Água de Pau, 2 em Santa Cruz e 2 em Nossa Senhora do Rosário).

O concelho da Ribeira Grande regista 5 novos casos (2 na Ribeirinha, 2 em Rabo de Peixe e 1 na Matriz).

No concelho de Vila Franca do Campo existe um novo caso (Água de Alto).

No mesmo período foram registadas 41 recuperações nos Açores, todas em São Miguel.

Na Lagoa recuperaram 19 pessoas (11 em Água de Pau, 4 em Santa Cruz, 3 em Nossa Senhora do Rosário e 1 no Cabouco).

Em Ponta Delgada são 15 os recuperados (3 na Fajã de Baixo, 3 em São José, 2 nos Arrifes e 1 em cada das seguintes freguesias: São Pedro, Santa Clara, Relva, Rosto do Cão (Livramento), Fajã de Cima, São Sebastião e Remédios).

Na Ribeira Grande recuperaram 6 pessoas (3 na Ribeirinha, 1 na Conceição, 1 em São Brás e 1 na Matriz).

No Nordeste, há um recuperado (Vila do Nordeste).

A Autoridade de Saúde dos Açores adiantou ainda que o caso reportado em Santa Maria, quarta-feira, com história de ligação aérea com o exterior da Região, apresentou comprovativo de anterior infeção e respetiva cura, não sendo considerado caso ativo na Região, ficando esta ilha sem casos ativos.

A mesma entidade informou ainda que no decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que um caso positivo, inicialmente alocado ao concelho de Angra do Heroísmo (Santa Luzia), se encontra a residir no concelho da Praia da Vitória (Agualva).

Estão internados 5 doentes, quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel e um no Hospital do Santo Espírito, na Terceira, nenhum em cuidados intensivos.

Em vigilância ativa estão 2.033 pessoas.

Estão ativas 4 cadeias de transmissão local nos Açores, 2 no Pico, 1 na Terceira e uma no Faial.

O arquipélago conta presentemente com 306 casos positivos ativos, sendo 286 em São Miguel, nos seguintes concelhos, 95 na Lagoa, 94 em Ponta Delgada, 87 na Ribeira Grande e 10 em Vila Franca do Campo.

A Terceira tem 9 casos, 5 no concelho da Praia da Vitória e 4 no de Angra do Heroísmo, o Pico tem 6 casos, no concelho da Madalena, o Faial tem 2 casos, São Jorge tem 2 casos, no concelho das Velas e as Flores tem um caso no concelho das Lajes.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.580 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 6.099 pessoas, 83 saíram do arquipélago, 58 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura e 34 faleceram.

Notícias Relacionadas Horizonte