Covid 19, 59 novos casos e 47 recuperações nos Açores.
2021-07-24 12:05:00 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 59 novos casos positivos de Covid-19, sendo 41 em São Miguel, 16 na Terceira, 1 no Pico e 1 no Faial decorrentes de 2.560 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e mais 2 realizadas em laboratórios privados.

Em São Miguel dos 41 casos, 2 são viajantes, não residentes com resultado positivo ao 6.º dia, sendo os restantes decorrentes de transmissão comunitária.

No concelho de Ponta Delgada foram registados 18 casos (8 nos Arrifes, 4 em Rosto do Cão no Livramento, 3 em Rosto do Cão em São Roque, 1 nas Feteiras, 1 em São Pedro e 1 na Covoada).

No concelho da Ribeira Grande foram diagnosticados 11 novos casos (4 em Rabo de Peixe, 3 nas Calhetas, 3 no Pico da Pedra e 1 na Ribeira Seca).

No concelho de Vila Franca do Campo existem 7 novos casos (Ponta Garça).

No concelho da Lagoa há 4 novos casos (3 em Nossa Senhora do Rosário e 1 no Cabouco).

No concelho da Povoação foi registado 1 novo caso (Nossa Senhora dos Remédios).

Na Terceira dos 16 novos casos, 3 são viajantes, não residentes, em que 2 são provenientes de uma embarcação, encontrando-se um deles internado no HSEIT e o outro caso obteve resultado positivo à chegada, os outros 13 foram diagnosticados em contexto de transmissão comunitária.

No Concelho de Angra do Heroísmo, foram diagnosticados 12 casos (5 em São Mateus, 2 em São Bento, 1 na Conceição, 1 em São Bartolomeu, 1 em São Sebastião, 1 em Santa Luzia e 1 na Sé).

No concelho da Praia da Vitória foram registados 4 novos casos (2 nas Lajes, 1 no Cabo da Praia e 1 em Santa Cruz).

A Autoridade de Saúde salienta que no decurso da investigação epidemiológica, foram verificados dois casos positivos que se encontravam alocados, um na freguesia da Conceição e outro na freguesia da Terra Chã, no concelho de Angra do Heroísmo, encontram-se a residir na freguesia das Lajes, concelho da Praia da Vitória.

No Pico foi diagnosticado 1 caso no concelho e freguesia da Madalena, de viajante interilhas, vindo de São Miguel, residente com resultado positivo à chegada.

No Faial existe um novo caso no concelho da Horta, que origina o aparecimento de uma cadeia de transmissão local primária, na freguesia das Angústias, resultante de um caso positivo ao 6º dia de um viajante não residente.

No mesmo período foram registadas 47 recuperações nos Açores.

Em São Miguel recuperaram 34 pessoas, sendo 19 em Ponta Delgada (7 nos Arrifes, 4 em Rosto do Cão no Livramento, 3 em Rosto do Cão em São Roque, 2 em São José, 1 na Covoada, 1 na Candelária e 1 nos Ginetes).

Na Lagoa recuperaram 8 pessoas (3 no Cabouco, 2 em Santa Cruz, 2 em Nossa Senhora do Rosário e 1 em Água de Pau).

Na Ribeira Grande são 3 os recuperados (Ribeira Seca, Calhetas e Pico da Pedra)

Vila Franca do Campo também regista 3 recuperações (São Miguel, São Pedro e Ponta Garça).

E no concelho do Nordeste existe menos 1 caso (Santo António de Nordestinho).

Na Terceira recuperaram 7 pessoas, sendo 6 no concelho da Praia da Vitória (2 na Fonte do Bastardo, 2 nas Lajes, 1 nas Fontinhas e 1 em Santa Cruz).

No Concelho de Angra do Heroísmo recuperou 1 pessoa (Terra Chã).

Em São Jorge recuperaram 4 pessoas no concelho das Velas (3 nas Velas, e 1 no Norte Grande) e no concelho da Calheta recuperou 1 (Ribeira Seca), na mesma ilha foi extinta uma cadeia de transmissão local nas Velas.

No Pico recuperou 1 pessoa, no concelho da Madalena (Criação Velha).

19 Pessoas estão internadas, sendo 12 no Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel (2 em cuidados intensivos), 6 no Hospital do Espírito Santo da Ilha Terceira (1 em cuidados intensivos) e 1 no Hospital do Faial.

Em vigilância ativa estão 1.305 pessoas.

O arquipélago conta com 507 casos positivos ativos, sendo 315 em São Miguel, nos seguintes concelhos, 162 em Ponta Delgada, 70 na Lagoa, 63 na Ribeira Grande, 18 em Vila Franca do Campo, 1 no Nordeste e 1 na Povoação.

A Terceira tem 160 casos, 88 no concelho da Praia da Vitória e 72 no de Angra do Heroísmo, o Pico tem 13 casos, 6 no concelho da Madalena, 5 nas Lajes e 2 em São Roque, as Flores tem 7 casos, 6 nas Lajes e 1 em Santa Cruz, o Faial tem 7 casos, São Jorge tem 3 casos no concelho das Velas e a Graciosa tem 2.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.292 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 6.603 pessoas, 85 saíram do arquipélago, 62 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura e 35 faleceram.

Notícias Relacionadas Horizonte