Covid 19, 60 novos casos e 47 recuperações nos Açores.
2021-07-28 12:21:21 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 60 novos casos positivos de Covid-19, sendo 37 em São Miguel, 10 na Terceira, 5 em Santa Maria, 4 em São Jorge, 2 no Pico, 1 no Faial e 1 nas Flores, decorrentes de 2.119 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região mais cinco realizadas em laboratórios privados.

Em São Miguel dos 37 casos, 10 são viajantes, destes 7 não residentes (5 com resultado positivo ao 6º dia, 1 à chegada e 1 prévio ao embarque para viagem ao exterior da região) 3 são residentes (2 com resultado positivo à chegada e 1 prévio ao embarque para viagem ao exterior da região), os restantes casos decorrem de transmissão comunitária.

No concelho de Ponta Delgada foram registados 15 casos (4 em São Sebastião, 3 nos Arrifes, 2 em São Pedro, 2 em Santa Clara, e 1 em cada das seguintes freguesias: Fenais da Luz, São José, Rosto do Cão em São Roque e Ginetes).

No concelho da Ribeira Grande foram diagnosticados 11 novos casos (4 nas Calhetas, 2 na Ribeirinha, e 1 em cada das seguintes freguesias: Maia, Ribeira Seca, Santa Bárbara, Conceição e Lomba da Maia).

No concelho da Lagoa há 9 novos casos (8 em Nossa Senhora do Rosário e 1 em Santa Cruz).

No concelho do Nordeste existem 2 novos casos (Santo António de Nordestinho).

Na Terceira dos 10 novos casos, 3 são viajantes, não residentes (2 com resultado positivo à chegada e 1 ao 6º dia) e os restantes resultam de transmissão comunitária.

Todos os casos foram diagnosticados no concelho de Angra do Heroísmo (3 na Sé e 1 em cada das seguintes freguesias: Conceição, Santa Luzia, São Pedro, São Bartolomeu, São Bento, São Mateus e Feteira).

Santa Maria (Vila do Porto) regista 5 novos casos, referentes a viajantes não residentes, com resultados positivos ao 6º dia.

São Jorge conta com mais 4 casos no concelho e Vila das Velas, sendo que todos os elementos integram uma cadeia identificada terça-feira.

No Pico foram diagnosticados 2 casos no concelho das Lajes (Ribeirinha), sendo um resultante de uma das cadeias de transmissão local existentes e o outro gera uma nova cadeia de transmissão local primária, no concelho das Lajes do Pico, resultante de viagem ao exterior da região.

No Faial existe 1 novo caso de um viajante, residente, com resultado positivo ao 6º dia (Conceição).

Nas Flores foi diagnosticado 1 caso no concelho das Lajes (Lomba), que gera o aparecimento de uma cadeia de transmissão local primária, resultante de viagem ao exterior da região.

No mesmo período foram registadas 47 recuperações nos Açores.

Em São Miguel recuperaram 30 pessoas, nos seguintes concelhos:

19 Em Ponta Delgada (5 nos Arrifes, 3 em Rosto do Cão em São Roque, 3 em São José 1 em cada dos seguintes: São Sebastião, Rosto do Cão no Livramento, São Vicente Ferreira, Ajuda da Bretanha, Pilar da Bretanha, Relva, Fajã de Cima,  e Ginetes).

11 Na Lagoa (6 no Cabouco, 2 em Santa Cruz, 2 em Nossa Senhora do Rosário e 1 em Água de Pau).

Na Terceira recuperaram 15 pessoas:

13 No concelho da Praia da Vitória (8 em Santa Cruz, 2 no Cabo da Praia e 1 em cada das seguintes freguesias: Fontinhas, São Brás e Agualva).

2 No concelho de Angra do Heroísmo (São Bento).

No Faial recuperaram 2 pessoas no concelho da Horta (Angústias e Conceição).

18 Pessoas estão internadas nos hospitais da região, sendo 10 em São Miguel (2 em cuidados intensivos), 7 na Terceira (1 em cuidados intensivos) e 1 no Faial.

Em vigilância ativa estão 1.419 pessoas.

O arquipélago conta com 535 casos positivos ativos, sendo 331 em São Miguel, nos seguintes concelhos, 163 em Ponta Delgada, 87 na Ribeira Grande, 60 na Lagoa, 17 em Vila Franca do Campo, 3 no Nordeste e 1 na Povoação.

A Terceira tem 164 casos, 91 no concelho de Angra do Heroísmo e 73 no da Praia da Vitória, o Pico tem 13, 7 no concelho das Lajes, 4 na Madalena e 2 em São Roque, São Jorge tem 10 no concelho das Velas, Santa Maria tem 7, o Faial tem 4, as Flores tem 4, 3 nas Lajes e 1 em Santa Cruz e a Graciosa tem 2.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.479 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 6.759 pessoas, 85 saíram do arquipélago e 63 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura.

Nos Açores faleceram 37 pessoas com Covid 19.

Informações adicionais:

Falso Positivo: Um caso positivo identificado na vila e concelho de Santa Cruz da Graciosa, após devida verificação, veio a revelar-se como uma falso positivo, deixando por este motivo de constar nos casos ativos da região.

Realocações: No decurso da investigação epidemiológica, verificaram-se 4 casos positivos que foram realocados, por se encontrarem a residir noutras freguesias, dispostos da seguinte forma:

1 Caso que se encontrava na freguesia das Calhetas, concelho da Ribeira Grande, encontra-se a residir na freguesia do Cabouco, concelho da Lagoa.

1 Caso que se encontrava na freguesia de N.ª Senhora do Rosário, concelho da Lagoa, encontra-se a residir na freguesia dos Ginetes, concelho de Ponta Delgada.

1 Caso que se encontrava na freguesia da Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande, encontra-se a residir na freguesia de Fenais da Luz, concelho de Ponta Delgada.

1 Caso que se encontrava na vila e concelho de Santa Cruz das Flores, encontra-se a residir na freguesia da Lomba, concelho das Lajes das Flores.

Notícias Relacionadas Horizonte