Covid 19, 44 novos casos e 40 recuperações nos Açores.
2021-08-01 12:16:25 | RHA

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 44 novos casos positivos de Covid-19, sendo 35 em São Miguel, 3 na Terceira, 2 em São Jorge, 2 no Pico, 1 no Faial e 1 em Santa Maria, decorrentes de 2.064 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e duas em laboratório privado.

Em São Miguel 33 casos decorrem de transmissão comunitária e 2 são viajantes, não residentes, um deles com resultado positivo à chegada e outro com teste prévio ao embarque para o estrangeiro.

No concelho de Ponta Delgada foram registados 17 casos (7 em Rosto do Cão no Livramento, 5 em São José, 2 na Fajã de Cima, 2 em São Pedro e 1 na Fajã de Baixo).

No concelho da Ribeira Grande foram diagnosticados 8 novos casos (3 nos Fenais da Ajuda, 2 em Rabo de Peixe, 1 na Ribeira Seca, 1 no Pico da Pedra e 1 na Conceição).

No concelho de Vila Franca do Campo, foram registados 5 novos casos (2 em São Pedro, 2 em São Miguel e 1 em Ponta Garça).

No concelho da Lagoa há 5 novos casos (Nossa Senhora do Rosário).

Na Terceira, dos 3 casos, um é referente a viajante, não residente, com resultado positivo ao 6º dia e os outros dois resultam de transmissão comunitária.

2 Casos foram diagnosticados no concelho de Angra do Heroísmo (Santa Luzia e São Mateus) e o outro no da Praia da Vitória (Porto Martins).

Em São Jorge foram diagnosticados 2 casos, um no concelho das Velas (Santo Amaro) e um na Vila e concelho da Calheta, sendo que ambos integram a cadeia de transmissão local das Velas.

No Pico existem 2 novos casos, ambos no concelho e Vila da Madalena, sendo os dois referentes a viajantes não residentes, com resultado positivo ao 6º dia.

No Faial foi diagnosticado 1 caso (Feteira), referente a viajante não residente com resultado positivo ao 6º dia.

Em Santa Maria (Santo Espírito) há o caso de um viajante residente, com resultado positivo à chegada.

No mesmo período recuperaram 40 pessoas nos Açores.

Na Terceira recuperaram 18 pessoas, sendo 12 no concelho de Angra do Heroísmo (3 em São Pedro, 2 em Santa Bárbara, 2 na Conceição, 2 em São Mateus, 1 na Sé, 1 na Terra Chã e 1 em São Bento).

No concelho da Praia da Vitória, são 6 os recuperados (2 nas Lajes, e 1 em cada das seguintes freguesias: Fontinhas, Fonte do Bastardo, Vila Nova e São Brás).

Em São Miguel recuperaram 18 pessoas, nos seguintes concelhos:

11 Em Ponta Delgada (3 nos Arrifes, 3 em Rosto do Cão no Livramento, 2 em São José, 2 na Fajã de Cima e 1 nas Capelas).

3 Na Lagoa (Santa Cruz, Cabouco e Água de Pau).

3 Na Ribeira Grande (Ribeirinha, Conceição e Pico da Pedra).

1 Em Vila Franca do Campo (Ponta Garça).

Em São Jorge recuperaram 3 pessoas no concelho das Velas (2 na Vila das Velas e 1 no Norte Grande).

Nas Flores recuperou 1 pessoas no concelho das Lajes (Fajãzinha).

A Autoridade de Saúde informou ainda que verificou-se a saída da região de dois casos positivos, um da freguesia de São José, concelho de Ponta Delgada e outro na freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, deixando por isto, de contar como casos ativos na região.

A mesma entidade adiantou que no decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que um caso positivo na freguesia das Angústias, concelho da Horta, reportado no comunicado do dia 31/07/2021, se encontra a residir na freguesia de Santa Clara, concelho de Ponta Delgada, pelo que foi feita a alteração de alocação do caso do Faial para São Miguel.

12 Pessoas estão internadas nos hospitais da região, sendo 6 em São Miguel (1 em cuidados intensivos), 5 na Terceira (1 em cuidados intensivos) e 1 no Faial.

Em vigilância ativa estão 1.313 pessoas.

O arquipélago conta com 563 casos positivos ativos, sendo 378 em São Miguel, nos seguintes concelhos: 168 em Ponta Delgada, 116 na Ribeira Grande, 66 na Lagoa, 24 em Vila Franca do Campo, 2 no Nordeste e 2 na Povoação.

A Terceira tem 146 casos: 79 no concelho de Angra do Heroísmo e 67 no da Praia da Vitória.

O Pico tem 12: 6 no concelho das Lajes, 4 na Madalena e 2 em São Roque.

São Jorge tem 11: 10 no concelho das Velas e 1 no da Calheta.

Santa Maria tem 8.

O Faial tem 4.

As Flores têm 3: 2 nas Lajes e 1 em Santa Cruz.

A Graciosa tem 1.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.679 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 6.925 pessoas, 88 saíram do arquipélago e 65 apresentaram prova de anterior infecção e respectiva cura.

Nos Açores faleceram 38 pessoas com Covid 19.

Notícias Relacionadas Horizonte