AVEA diz que “grande desafio” dos Açores é qualificação dos recursos humanos
2022-03-22 10:18:37 | Lusa
O presidente da Associação para a Valorização Económica dos Açores (AVEA), António Almeida, considerou que o “grande desafio” da região está na “qualificação dos recursos humanos”, revelando que a Escola de Formação Turística tem 352 inscritos.
Falando aos jornalistas após uma reunião com o presidente do Governo dos Açores, na sede da Presidência, em Ponta Delgada, António Almeida disse esperar, “certamente”, uma “retoma da economia” e do setor turístico nos Açores no próximo verão.
“O grande desafio dos Açores está na qualificação dos recursos humanos, mas também na qualificação de bens e serviços e o grande desafio dos recursos humanos na área do turismo está na nossa mão”, afirmou, lembrando que a Escola de Formação Turística dos Açores funciona na dependência daquela associação.
Depois de em 2021 ter ficado “encerrado o desafio de natureza financeira” da Associação, o “grande desafio para 2022 é formar gente”.
“A preocupação agora foi olhar em frente e [sobre] o que fazer com a Escola de Formação Turística dos Açores e com o Anfiteatro, o restaurante que é a unidade de aplicação desta mesma escola”, assinalou.
António Almeida revelou que atualmente existem “352 inscritos em sete ilhas dos Açores” naquela escola.
Para o responsável, o número de inscritos “marca a diferença em relação aos anos anteriores", mas alertou que a resposta vai ter de aumentar nos próximos anos.
"O desafio que aí vem é muito maior do que a resposta que podemos dar este ano. a nossa oferta formativa terá de ser desenhada para os próximos anos para dar eventualmente uma resposta muito superior”, advogou.
O presidente da AVEA disse ainda esperar que as empresas procedam a uma “melhor remuneração” dos trabalhadores “qualificados”.
“Um quadro bem formado de qualificação superior dá uma resposta completamente positiva a um restaurante ou a um hotel e estamos em crer que os empresários vão remunerar melhor esses recursos que são melhor qualificados”, assinalou.
São associados fundadores da AVEA a Região Autónoma dos Açores, a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a SATA Air Açores.