PS critica Governo Regional porque os Açores têm os “combustíveis mais caros do país”
2022-08-10 10:40:08 | Lusa

O PS/Açores criticou a “falta de preparação e incapacidade” do executivo regional e a ausência de medidas para combater o aumento dos combustíveis, lamentando que os açorianos estejam a pagar a gasolina e gasóleo “mais caros do país”.

Citado num comunicado do PS/Açores, o dirigente socialista João Paulo Ávila critica “a falta de preparação e a incapacidade" do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) para travar "as lutas de que os Açores e os açorianos precisam”.

“Agosto de 2022 é um mês histórico para os Açores, para os açorianos e representa mais um marco político para este atual Governo Regional. Enquanto o executivo açoriano se vangloria pela descida de dois cêntimos, os Açores passaram a pagar os combustíveis mais caros do país”, critica.

Lamentando a postura do executivo regional, que se “recusa em aceitar as medidas já propostas pelo PS” para “colmatar o impacto da subida de preços dos bens essenciais dos consumidores”, os socialistas consideram que a ausência de medidas para combater o aumento dos combustíveis demonstra que a economia regional está “votada ao abandono” e “sem qualquer amparo de quem deveria ser líder neste combate” e “não apenas um mero espetador”.

“A verdade é que o atual governo de coligação de direita se tem aproveitado de um brutal aumento da receita fiscal, resultante do aumento do preço dos bens de consumo, demonstrando insensibilidade e incapacidade de criação de medidas”, condena o PS.

Este mês, o preço da gasolina e do gasóleo nos Açores baixou 2,3 cêntimos por litro, na sequência de uma redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (IPS).

O preço da gasolina sem chumbo de 95 octanas desceu de 1,912 euros para 1,889, enquanto o preço do gasóleo baixou de 1,768 euros para 1,745.

No continente, ​​​​​​​a média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana de 01 a 07 de agosto, no caso da gasolina, 0,9 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE e 0,1 cêntimos abaixo no gasóleo.

A informação consta do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). 

De acordo com a ERSE, para esta semana (08 a 14 de agosto), “o preço eficiente antes de impostos é de 1,045 euros (por litro] para a gasolina 95 simples e de 1,147 para o gasóleo simples”, sendo que, “após impostos, o preço eficiente fica nos 1,848 euros (por litro) e nos 1,821 euros para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente”.

Notícias Relacionadas Horizonte