Câmara de Angra promove ações de sensibilização ambiental em zonas balneares e de lazer do concelho
2022-08-11 08:30:00 | RHA

A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, está a promover durante este mês de agosto, ações de sensibilização ambiental junto da população nas zonas balneares e zonas de lazer do concelho.

Citado numa nota de imprensa, Paulo Lima, Vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, diz que “O objetivo destas ações de sensibilização ambiental, passa por alertar, consciencializar e incentivar os utilizadores destes espaços, para a importância que a correta separação e deposição de resíduos nos ecopontos adequados, tem a nível de sustentabilidade ambiental.”.

Assim uma equipa da unidade de resíduos sólidos, da edilidade, está a desenvolver ações de abordagem direta aos utilizadores das zonas verdes e zonas balneares de Angra do Heroísmo.

Nas zonas balneares apela-se para a correta deposição de resíduos como as beatas nos cinzeiros e ecobox´s disponíveis, bem como à utilização das ilhas ecológicas, que contém um conjunto de ecopontos e contentor de resíduos indiferenciados, para a deposição dos resíduos com potencial de valorização, nos ecopontos corretos.

Nas zonas de lazer e de convívio familiar do concelho de Angra, aborda-se o tema da compostagem doméstica, que sendo um meio eficaz na prevenção e produção de resíduos, é um fertilizante natural que ajuda a manter o substrato ou estrutura dos jardins em excelentes condições, aumentado os nutrientes e minerais do solo. Para além disso é igualmente feito um reforço no apelo à correta utilização na deposição dos resíduos nos ecopontos e contentores disponíveis na zona.

Na mesma nota, Paulo Lima reforça que: “Estas ações de sensibilização, contribuem para uma correta utilização das infraestruturas ecológicas presentes nas zonas balneares, zonas de lazer e zonas de convívio de Angra do Heroísmo, apelando-se à população e a quem nos visita, para que não só nos ajudem a manter o espaço limpo e preservado, evitando a dispersão de resíduos por espaços públicos como as ribeiras, a orla costeira, canadas e cerrados,  mas também que contribuam ativamente para que os resíduos se transformem novamente em produtos e possam circular na economia, promovendo-se assim a sustentabilidade ambiental.”.


Notícias Relacionadas Horizonte