Novo chefe das Forças Armadas promete “fazer tudo” para fiscalizar mar dos Açores
2023-04-05 10:17:59 | Lusa/RHA

O novo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Nunes da Fonseca, prometeu “fazer tudo” para fiscalizar o mar dos Açores.

“Obviamente que a Armada tem as missões bem definidas e bem escalonadas no terreno, de acordo com as suas capacidades. Vamos honrar este compromisso [de proteção do mar]. E vamos fazer tudo o que podemos para continuar a cumprir essa missão que é muito importante”, afirmou Nunes da Fonseca.

O general falava na sede da Presidência do Governo Regional, em Ponta Delgada, após uma audiência com o líder do executivo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro.

No início de fevereiro, o Governo da República propôs a nomeação do general Nunes da Fonseca como CEMGFA, com efeitos a partir do dia 01 de março de 2023.

Nunes da Fonseca lembrou que a proteção do mar é uma “responsabilidade inerente à atividade das Forças Armadas" e reiterou a “disponibilidade” para apoiar a região em missões de busca e salvamento e de proteção civil.

“Manifestei a disponibilidade das Forças Armadas para continuarem a servir no limite das suas capacidades, com racionalidade e equilíbrio, as populações da Região Autónoma dos Açores, cumprindo não apenas as missões militares, mas também outras missões importantes no arquipélago”, declarou.

Notícias Relacionadas Horizonte