Federação Agrícola dos Açores contra redução de três cêntimos no preço do litro de leite
2026-02-02 10:13:18 | Lusa

A Federação Agrícola dos Açores (FAA) repudiou a decisão da cooperativa agrícola UNICOL, que reduziu em três cêntimos por litro o preço do leite pago aos produtores das ilhas Terceira e Graciosa.

“A medida, justificada pela UNICOL com uma alegada conjuntura adversa, não convence os produtores, tanto mais que atinge um valor de que não há memória”, referiu o organismo presidido por Jorge Rita, em nota de imprensa.

Segundo a direção da FAA, a medida que entrou ontem em vigor (1 de Fevereiro), “arrasa o esforço de investimento por parte dos agricultores e dos jovens agricultores” que estão a recorrer ao Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

Na nota é manifestada a “mais viva apreensão” pelos efeitos que a decisão “unilateral por parte da UNICOL, possa causar nas restantes ilhas, contaminando a restante indústria e lançando expectativas negativas sobre o setor”.

A federação adianta que perante a situação, que considera “complexa e muito difícil”, vai propor ao Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), “a reconversão para mais três mil direitos de vacas aleitantes, na transferência de leite para carne”, uma medida que deverá abranger cerca de meia centena de produtores.

“Esta saída, que não é desejada, afigura-se como uma medida urgente, provocada pela própria indústria”, justificou.

Notícias Relacionadas Horizonte