Serrão Santos quer auxilio europeu imediato para os produtores de leite
2016-03-08 14:16:00 | Rádio Horizonte Açores

Ao inicio da noite desta segunda-feira, em Estrasburgo, numa reunião extraordinária da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, o eurodeputado Ricardo Serrão Santos questionou o Comissário Europeu da Agricultura, Phill Hogan, sobre a forma como a Comissão está a lidar com a crise do leite.


Na sua intervenção o deputado socialista açoriano descreveu a situação de dificuldade que atravessa o sector leiteiro “as nossas explorações leiteiras estão a ser estranguladas. Como se não bastasse o preço pago por litro de leite não chegar para pagar as contas, agora os produtores ouvem que têm que produzir menos porque é preciso reduzir a oferta para fazer reequilibrar os preços”. 

 

Para Serrão Santos esta situação constitui “um duplo constrangimento que inviabiliza qualquer esforço para manter a actividade”. O eurodeputado disse ser “necessário um pacote de medidas que tenha um impacto directo no preço pago ao produtor e com uma discriminação positiva para os regimes de produção com constrangimentos competitivos (como é o caso dos Açores). São estes que têm maior dificuldade em se financiar”.

 

Ricardo Serrão Santos questionou o Comissário Hogan “em concreto, que medidas é que preconizam que podem beneficiar directamente os produtores de leite?” 

A finalizar referiu esperar “que seja possível aspirar a um pacote de medidas imediatas de auxílio aos produtores de leite e que sejam lançadas as bases de um sistema de regulação da oferta que produza efeitos de longo prazo na estabilização do preço pago ao produtor de leite.”


Apesar de ter torneado respostas concretas, o Comissário revelou uma atitude mais compreensiva reconhecendo explicitamente a crise instalada no mercado do leite. Pela primeira vez referiu que o assunto exige uma coordenação mais eficaz com outros comissários, como o da Concorrência  e que se empenhará nesse processo.


Esta reunião foi convocada especialmente em antecipação da realização do Conselho de Ministros na próxima Segunda-feira, dia 14 de Março, em que o tema da crise, em particular, no sector leiteiro, estará em discussão. O sector agrícola está na expectativa de que o executivo europeu anuncie, nesta data, um novo pacote de medidas para amparar o sector que vive uma grave crise de preços, com um enfoque em medidas para promover o controlo de volumes de leite e a estabilização dos preços. 

Por esta ocasião, desloca-se a Bruxelas, a convite do eurodeputado Ricardo Serrão Santos, o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, para uma reunião à margem do Conselho Agrícola, em que participará também o Ministro português da Agricultura, Luís Capoulas Santos e o Secretário Regional da Agricultura e Ambiente dos Açores, Luís Nuno Neto Viveiros.

Notícias Relacionadas Horizonte