Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo nos Açores
2018-04-15 12:25:51 | Lusa

A Proteção Civil dos Açores emitiu um alerta para o agravamento do estado do tempo no arquipélago a partir do final do dia de hoje no grupo ocidental, estendendo-se às restantes ilhas na segunda-feira.

Segundo um comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são esperadas, para as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo), rajadas de vento que podem atingir os 100 quilómetros por hora e ondas que podem chegar aos nove metros.

Devido aquelas previsões, o IPMA colocou aquelas duas ilhas sob aviso amarelo devido ao vento entre as 21:00 de hoje e as 21:00 de segunda-feira.

Flores e Corvo vão estar ainda sob aviso amarelo devido a agitação marítima, com ondas de seis a sete metros, entre as 18:00 e as 23:00 de hoje, passando a laranja a partir das 23:00 de hoje e até às 00:00 de terça-feira, por causa das previsões de ondas de sete a nove metros.

No grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso amarelo vai vigorar entre as 06:00 de segunda-feira e as 00:00 de terça-feira devido às previsões de vento com rajadas que pode chegar aos 90 quilómetros por hora.

O IPMA emitiu também aviso amarelo, devido a agitação marítima, para aquelas cinco ilhas dos Açores entre as 03:00 e as 12:00 de segunda-feira.

O grupo central vai estar ainda sob aviso laranja de agitação marítima com previsões de ondas de sete a oito metros entre as 12:00 de segunda-feira e as 00:00 de terça-feira.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo referente a agitação marítima vai vigorar entre as 15:00 de segunda-feira e as 00:00 de terça-feira por causa das previsões de ondas que podem atingir os seis metros.

Face a estas previsões o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, nomeadamente a consolidação de telhados, portas e janelas e que sejam guardados objetos soltos do jardim.

A Proteção Civil açoriana pede ainda o reforço das amarrações das embarcações ou a sua mudança para local seguro, ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira mar.

Notícias Relacionadas Horizonte