Câmara da Horta aconselha a ferver a água em três das 13 freguesias do concelho
2016-07-21 08:53:18 | Lusa

A Câmara da Horta, nos Açores, aconselha os habitantes de três das 13 freguesias do concelho (Matriz, Praia do Almoxarife e Pedro Miguel) a ferverem a água da rede pública para consumo humano.

Em causa estão os resultados de análises recentemente efetuadas à água da rede de abastecimento público na ilha do Faial que dão conta da existência de bactérias (E.coli) que podem constituir risco para a saúde pública.

"As análises que foram feitas, apenas em três locais, apresentaram valores acima do desejável, mas ainda assim reduzidos", explicou José Leonardo Silva, presidente da Câmara da Horta, em declarações aos jornalistas.

Segundo o autarca, como "medida de precaução", os habitantes daquelas freguesias devem proceder à "fervura da água" para consumo, proveniente da rede pública, "durante 20 minutos, a partir do ponto de ebulição".

O presidente do município garantiu, no entanto, que se trata de uma situação "pontual" e que resulta da utilização, em maior escala, da água proveniente das nascentes, que terão sido contaminadas pelas chuvadas de um verão considerado atípico.

"Temos estado a utilizar água das nascentes, porque estamos a ter um problema no furo do Farrobo, que estamos ainda a tentar resolver", adiantou José Leonardo Silva, acrescentando que, por essa razão, a água das nascentes tem sido mais utilizada no concelho.

O município da Horta já procedeu, entretanto, à limpeza de um reservatório e à desinfeção da rede pública nas áreas onde foi detetada a bactéria e aguarda apenas o resultado da contra-análise para levantar as restrições ao consumo.

"Já fizemos a limpeza do reservatório e aumentámos a dose de cloro, como é habitual nestes casos, agora esperamos que a contra-análise nos indique que a situação vai voltar à normalidade", sublinhou o autarca.

A Câmara da Horta vai instalar, entretanto, um sistema automático de desinfeção em toda a rede pública de abastecimento de água no Faial, para evitar que estas situações voltem a ocorrer.

As precauções na utilização da água nas freguesias da Matriz, Praia do Almoxarife e Pedro Miguel aplicam-se apenas à água destinada a consumo humano, "podendo ser utilizada sem restrições para outros fins", como, por exemplo, "cozedura de alimentos, banhos e lavagem de roupa".

Notícias Relacionadas Horizonte