Chefe de Estado na Terceira e no Pico na rota do património da Unesco
2017-06-03 08:11:36 | Lusa

O Presidente da República prossegue hoje a sua visita aos Açores, entre Angra do Heroísmo, na Terceira, cujo centro histórico é património da Unesco, e a paisagem de vinha do Pico, que tem a mesma classificação.

No terceiro de seis dias de visita à Região Autónoma dos Açores, Marcelo Rebelo de Sousa vai ser recebido, de manhã, no Regimento de Guarnição N.º 1 do Exército, na Fortaleza de São João Baptista, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

A seguir, o chefe de Estado fará um percurso a pé desde o Miradouro do Pico das Cruzinhas, um dos três picos do Monte Brasil, seguindo pelo centro histórico de Angra, até à Sé.

Em 01 de janeiro de 1980, a cidade de Angra do Heroísmo foi quase por completo destruída por um sismo, mas três anos depois o seu centro histórico integrava a lista de património mundial da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência.

Antes de viajar a ilha do Pico, em avião militar, o Presidente fará ainda uma intervenção no XV Congresso Insular das Misericórdias, na Praia da Vitória, encerrando assim a sua visita à ilha Terceira, com cerca de 56 mil habitantes, a segunda mais populosa do arquipélago, depois de São Miguel.

Na ilha do Pico, onde fica o ponto mais alto de Portugal, com 2.351 metros, o chefe de Estado tem chegada prevista para as 14:30 locais (15:30 em Lisboa) e o seu programa começa com uma passagem pela paisagem de cultura da vinha, que é património mundial da Unesco desde 2004.

Marcelo Rebelo de Sousa irá provar o vinho da ilha e, depois, visitar o Museu dos Baleeiros e reunir-se com o presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, terminando o dia com um jantar com as "forças vivas" locais.

O Pico é a segunda maior ilha dos Açores, depois de São Miguel. Tem quase 14 mil habitantes, distribuídos por três concelhos, Madalena, São Roque e Lajes.

O Presidente da República estará nos Açores até terça-feira, para visitar, em seis dias, as ilhas do Corvo, Flores, Terceira, Pico, Graciosa, Faial e São Jorge, por esta ordem, e todos os seus doze concelhos - embora evitando cerimónias formais nos municípios, por causa das eleições autárquicas deste ano.


Fotografia de Fernando Pavão

Notícias Relacionadas Horizonte