Processo negocial com Sindicatos deverá estar fechado em breve, assegura Rui Luís
2018-08-03 09:15:00 | GACS

O Secretário Regional da Saúde garantiu que o processo negocial sobre o acordo coletivo de trabalho com o Sindicato Independente dos Médicos estará fechado ainda no decorrer deste verão.

“O Governo Regional no final da próxima semana irá enviar a última contraproposta relativamente a alguns pontos na perspetiva que eventualmente no mês de agosto ainda consigamos assinar este acordo", salientou.

Rui Luís falava após encontros com os dirigentes do Sindicato Independente dos Médicos e do Sindicato Nacional de Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica.

“No que respeita à redução para 1500 utentes por médico de família, há uma compreensão por parte do Sindicato de que nos Açores enquanto não tivermos o número de médicos de família suficientes, a aplicação de uma medida destas iria agravar o número de utentes que não têm médico de família, e, portanto, há aqui um compromisso mútuo no sentido de tentarmos criar um calendário para negociar uma redução gradual” explicou o Secretário Regional.

O titular da pasta da saúde adiantou que relativamente à carência de médicos de família nos Concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória têm sido abertos vários concursos de recrutamento para o efeito e estão em formação médicos internos, acrescentando também que está a ser feita uma atualização das listas, porque o número de utentes inscritos nos centros de saúde é superior à população.

Em abril, teve início um processo negocial entre o Executivo regional e os sindicatos da área da saúde, para analisar as condições de trabalho e os acordos coletivos.

Do encontro com o Sindicato Nacional de Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica saiu o compromisso de os trabalhadores com contrato individual de trabalho verem contemplados a passagem das 40 para as 35 horas semanais, à semelhança do que acontece com os enfermeiros.

“Independentemente do processo negocial que está a decorrer com os vários sindicatos, desde o mês de julho que demos indicação a todas as Unidades de Saúde de Ilha e aos conselhos de administração dos hospitais para fazerem um levantamento sobre o impacto que terá a diminuição das 40 para as 35 horas, por um lado, ao nível da reorganização das escalas e de alguns serviços, e por outro lado, depois de feita essa reorganização, qual a necessidade de contratação de recursos humanos” frisou. 

Notícias Relacionadas Horizonte